book_icon

Gastos com tecnologia jurídica vão aumentar 50% em dois anos

Previsões de Gartner indicam que área jurídica será transformada; em 2023, um em cada três escritórios já deve ter um especialista em tecnologia jurídica. Conheça Lawtechs brasileiras que crescem ajudando advogados
Gastos com tecnologia jurídica vão aumentar 50% em dois anos

Até áreas tradicionais como o direito devem ser afetadas com a Transformação Digital que o mundo vive. De acordo com o relatório Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, até 2023, 33% dos departamentos jurídicos corporativos terão um especialista em tecnologia jurídica e os gastos organizacionais com tecnologias de gerenciamento e monitoramento de riscos de terceiros aumentarão em 50%.
O Brasil já vive esta realidade. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de empresas específicas da área do direito (lawtechs) dobrou nos últimos cinco anos, saltando de 42 em 2015 para 84 no fim de 2019.

Uma petição exige múltiplos conhecimentos e muitos detalhes, que a tecnologia faz em segundos. Com baixo investimento, o advogado consegue ganhar tempo e precisão, o que torna seu escritório mais estratégico 

Uma das que cresce no País atua em Direito Previdenciário. O site Previdenciarista dobra a cada ano e já possui 9 mil clientes com uma plataforma que automatiza análises em previdência e indica petições referência para ajudar os advogados nos processos. Na plataforma, o advogado consegue fazer os cálculos de benefícios previdenciários em minutos, o que evita erros e economiza tempo do advogado. Até o ano passado, mais de 1 milhão de benefícios já foram calculados.
Outra ferramenta é a indicação de petições parecidas que podem ajudar o advogado no caso. “Várias tarefas no direito são bem burocráticas e exigem trabalho mecânico. O papel do Previdenciarista é agilizar estes trabalhos e deixar o especialista com mais tempo livre para traçar cenários e investir tempo no cliente”, explica Renan Oliveira, cofundador da plataforma.
Para Renan, a automação do direito é um caminho sem volta. “Uma petição exige múltiplos conhecimentos e muitos detalhes, que a tecnologia faz em segundos. Com baixo investimento, o advogado consegue ganhar tempo e precisão, o que torna seu escritório mais estratégico”, conclui.
Serviço
https://previdenciarista.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.