Entregar a mensagem certa para o público certo não é o único desafio dos anunciantes online. Além de identificar os canais mais lucrativos, empresas que apostam em redes e programas de afiliados precisam intensificar sua segurança digital para evitar que boa parte de seu orçamento seja pago indevidamente em comissões.
Em 2019, o comércio online representou 14% de todas as vendas no varejo em todo o mundo (Fonte: Statista). Com essa realidade, as empresas vêm aumentando investimentos no ambiente digital, principalmente no marketing de afiliados como forma de potencializar as vendas. Funciona assim: determinados sites, blogs e perfis nas redes sociais divulgam o produto ou serviço de uma empresa, conquistando novos acessos, vendas e/ou leads. Com isso, o afiliado ganha comissões específicas quando o produto que anuncia é adquirido. Os resultados são convertidos em credibilidade e ampliação de market share para as marcas.
Porém, à medida em que o mercado de afiliação ganha espaço nas estratégias dos players de e-commerce, cresce também o número de violações no modelo de atribuição das vendas, através de uma série de truques técnicos, como cookie dropping, siteunder e trocas de atribuição. Um dos principais modelos de atribuição é o last paid cookie, que vincula a comissão àquele que trouxer o visitante por último. Esse mecanismo pode ser burlado, bastando substituir o cookie no navegador, sem que para isso o usuário de fato visite o site do anunciante.
“A tecnologia para a segurança de anúncios vem avançando nos últimos anos, principalmente na Europa. É possível rastrear e analisar as visitas ao e-commerce provenientes de diversas fontes, identificando a ocorrência de possíveis fraudes, evitando que a empresa desperdice seu budget remunerando afiliados que não foram de fato responsáveis por gerar uma venda”, afirma Tatiana Albuquerque, CEO da Data Royal, adtech de soluções de segurança para anúncios digitais, que representa, com exclusividade no Brasil, a Adv. Cake, uma plataforma global em detecção de fraudes em redes e programas de afiliados e retargeting.
A Adv. Cake coleta automaticamente informações de diversas fontes de tráfego de afiliados, processa, analisa e traduz os resultados através de relatórios e gráficos disponíveis em dashboard para consulta e download. O algoritmo analisa todas as vendas atribuídas a redes de afiliados e retargeting, verifica a veracidade da atribuição e classifica automaticamente as vendas que apresentam violações ou comportamentos suspeitos em sua atribuição.
Com isso, o anunciante pode gerar uma economia de até 40% no orçamento de mídia online em redes de afiliação, identificando os afiliados que geraram vendas reais e, consequentemente, maximizando o retorno sobre o investimento. “Trabalhar com afiliados é uma estratégia de marketing digital importante e, para não colocar o orçamento em risco, é importante analisar os dados de forma a minimizar os custos com as ações fraudulentas”, afirma Tatiana. “Com as informações geradas pela plataforma, as empresas conseguem facilmente identificar com quem é mais lucrativo trabalhar e quem pode ser eliminado da sua lista de publishers”, completa.
No Brasil, a Data Royal já opera a plataforma em mais de 25 e-commerces, entre eles Animale, Asus, Descomplica, Farm, Giuliana Flores, Mobly, Rentscar, Wine, Grupo Restoque, etc. Empresas como Samsung, Panasonic, Tefal, Purina, Philips e Olympus já usam a solução da Adv. Cake ao redor do mundo. “A plataforma traz mais transparência na relação anunciante x redes de afiliados, demonstrando toda a jornada e atribuições de um usuário até o momento da conversão, tornando possível que o anunciante identifique e tenha evidências do momento exato da violação”, afirma Diego Cox, head de produto da Data Royal.
Segundo Tatiana, além de proteger o anunciante de violações na atribuição de seus anúncios em rede de afiliados, a Adv. Cake oferece o módulo ‘Brand-Bidding’, que protege a marca, identificando o uso das branded-keywords em campanhas de Google Ads realizadas por terceiros. “Com isso, a empresa consegue reportar ao Google estas ocorrências e garantir que o seu bid não seja inflacionado, permitindo reduzir seus custos em até 20%”, afirma.
Serviço
www.dataroyal.com.br
Comentários
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo
Curso de Afiliado
Obrigado por compartilhar, artigo bem esclarecedor, principalmente para quem trabalha com marketing digital.
Curso de Afiliado
Obrigado por compartilhar, artigo bem esclarecedor, principalmente para quem trabalha com marketing digital.