book_icon

Área de infraestrutura e operações pode promover a mudança digital das empresas

Analistas do Gartner oferecem dicas de como os líderes de TI podem acelerar a Transformação Digital dos negócios
Área de infraestrutura e operações pode promover a mudança digital das empresas

A área de Infraestrutura e Operações da era digital está à beira de grandes mudanças. Da ‘morte’ do Data Center tradicional até a revolução da Inteligência Artificial (IA), toda nova onda digital tem um impacto profundo na maneira como a infraestrutura opera. E, como a área evolui rapidamente de uma função de suporte para uma mais estratégica, as equipes de TI começarão a ser vistas como facilitadoras da transformação de negócios e não apenas como prestadoras de serviços.
O Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, afirma que os líderes de Infraestrutura e Operações devem reorientar suas prioridades para atender às novas expectativas digitais de suas empresas, evitando assim a perda de recursos e relevância dentro da organização.

Os líderes devem remodelar suas organizações para fornecer soluções na qualidade e frequência exigidas, e não somente quando conseguirem entregá-las. Muitas vezes, isso significa um modelo operacional mais centrado no produto 

“Para se manterem relevantes nas empresas de hoje, as equipes precisam se tornar mais ágeis e com serviços centrados no cliente”, diz Chirag Dekate, Analista Sênior do Gartner. “As organizações com melhor desempenho estão repensando suas estruturas, métricas e conjuntos de habilidades para se alinharem mais estreitamente a todas as partes dos negócios, à medida que a adoção digital cresce”.
Para melhorar a eficiência, aumentar a produtividade e permitir a Transformação Digital dos negócios, os líderes de infraestrutura e operações de TI devem adaptar suas organizações para mudanças conforme as prioridades dos Chief Information Officers (CIOs) se transformam.
O Gartner apresentará durante na Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud três maneiras de fazer isso:
1) Abrace novas tecnologias e promova a agilidade – No CIO Survey 2019, promovido pelo Gartner, líderes de TI relataram que, entre suas principais prioridades, estão as iniciativas digitais, o crescimento de receita e a excelência operacional. As áreas tradicionais de infraestrutura e operações de TI, como modernização do legado de sistemas e ERP, estavam muito mais abaixo na lista. Por conta disso, os executivos de TI devem reorientar suas prioridades para atender às novas expectativas da liderança de TI, a fim de evitar a perda de recursos e relevância dentro da organização. A adoção de novas tecnologias e processos que nutrem os negócios digitais pode demonstrar o compromisso da infraestrutura com os esforços de transformação. Isso inclui tecnologias como Nuvem, Inteligência Artificial (IA), automação, Internet das Coisas (IoT) e Edge Computing.
Os líderes de infraestrutura e operações de TI também podem garantir que suas equipes estejam preparadas para ingressar em iniciativas digitais com um aumento em sua agilidade. Simplificando processos e adotando a automação inteligente para tarefas repetitivas de pouca importância, resultando em mais tempo para tarefas de cunho estratégico.
2) Acelere o ritmo dos negócios – Os principais executivos de TI de 94% das organizações que estão revisando seus modelos de negócios relatam que a tecnologia é o principal facilitador de mudanças. Na era atual de Transformação Digital, isso significa que as equipes técnicas têm a oportunidade de impactar diretamente os resultados de uma empresa. No entanto, essas mudanças acontecem rapidamente, o que força as equipes de infraestrutura e operações de TI a acelerarem suas operações para serem eficazes no suporte à transformação digital.
Os líderes devem remodelar suas organizações para fornecer soluções na qualidade e frequência exigidas, e não somente quando conseguirem entregá-las. Muitas vezes, isso significa um modelo operacional mais centrado no produto. Pensando além da segmentação tradicional, como armazenamento, rede ou Nuvem, e implantando recursos com base na demanda, logo, priorizando tarefas que tenham um impacto significativo nos negócios e iniciativas dos executivos de TI.
3) Habilite as equipes para a produção digital – O fornecimento de iniciativas digitais bem-sucedidas requer novas habilidades. À medida que as organizações adotam a Transformação Digital, equipes com qualificação são necessárias. Seja contratando novos talentos ou treinando e reestruturando aqueles já existentes, o foco nessas pessoas permitirá que a infraestrutura e operações de TI cultive a produtividade digital. Novos indicadores de desempenho (KPIs), focados nos valores do cliente e da empresa, também ajudarão as áreas de apoio a apoiarem iniciativas digitais. Medidores de performance incentivam a execução orientada de resultados ajudarão a garantir que as atividades estejam alinhadas às expectativas dos CIOs e de outros times dentro da empresa.
Pesquisas adicionais sobre o tema serão apresentadas durante a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud, que acontece nos dias 14 e 15 de abril, em São Paulo. No evento, analistas brasileiros e internacionais vão apresentar conexões vitais entre tecnologias, gestão e cultura com um foco especial na liderança de cada função de Infraestrutura e Operações. Participantes poderão interagir com mais de 1.000 profissionais, visionários e líderes de TI.
Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail [email protected] ou pelo site https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/infrastructure-operations-cloud-brazil.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.