book_icon

Mais mulheres integram conselhos administrativos, mas crescimento é lento

Deloitte reporta que no Brasil, 8,6% dos conselhos são preenchidos por mulheres e projeto de lei de inclusão por gênero já está sendo elaborado
Mais mulheres integram conselhos administrativos, mas crescimento é lento

Estudo global Women in The Boardroom– Uma Perspectiva Global, mostra que aumentou em apenas 1,9% presença feminina nos assentos de conselhos, desde 2017.
A falta de diversidade é um dos maiores desafios nos conselhos de administração onde, consideravelmente, predomina a presença masculina. As mulheres, ainda em um lento progresso, ocupam apenas 16,9% dos assentos nos conselhos das organizações ao redor do globo, é o que mostra a última edição da pesquisa Women in The Boardroom — Uma Perspectiva Global, realizada pela Deloitte.

A falta de diversidade é um dos maiores desafios nos conselhos de administração onde, consideravelmente, predomina a presença masculina  

Torna-se, então, cada vez mais claro o desafio da inclusão de mulheres e as barreiras à diversidade de gênero nas salas de reunião das companhias. Culturas desatualizadas no local de trabalho, preconceitos inconscientes e falta de apoio são alguns fatores que impedem a presença feminina nos cargos de liderança. A pesquisa destaca que as mulheres ocupam apenas 4,4% das posições de CEO e 12,7% das de CFO, que são quase três vezes mais diversas do que as de CEO.
O relatório levanta, ainda, como os países estão fazendo para aumentar essa diversidade e compartilha as estatísticas mais recentes sobre a presença de mulheres nas salas de reuniões, explorando os esforços de cada região e destacando as tendências políticas, sociais e legislativas por trás dos números.
“É comprovado que o aumento da participação feminina no mercado de trabalho pode influenciar, de forma positiva, significativamente o PIB global nos próximos anos. Apesar do longo caminho a seguir, já podemos ver um bom movimento nas empresas brasileiras como horários flexíveis, orientação e treinamento. Em conclusão à pesquisa, destacamos uma conexão entre o aumento do número de mulheres servindo nos conselhos e o desejo de um tipo mais inclusivo de capitalismo.”, destaca Patricia Muricy, sócia e ex-líder do Comitê de Crescimento da Deloitte.
Diversidade ainda é maior desafio nos conselhos de empresas brasileiras
No Brasil, os assentos são ocupados por 8,6% das mulheres, um aumento de 0,9% em relação à edição da pesquisa de 2017. Diante desse baixo crescimento, alguns projetos são discutidos pelo governo e pela ONU para aumentar esse percentual.
Um projeto de lei que introduz cota de gênero de 30% de mulheres em conselhos, até 2022, está sendo elaborado e discutido pelo governo, assim como o Programa Ganha-Ganha – exercido pela ONU Mulheres, União Europeia e Organização Internacional do Trabalho -, que tem como objetivo promover o empoderamento feminino econômico e de liderança, por meio de premiação das empresas que promovem cultura de equidade de gênero e empoderamento das mulheres no país. Outro destaque é o 30% Club, lançado este ano no Brasil, que tem como um dos propósitos alcançar 30% de mulheres nos cargos de diretoria da Bolsa de Valores brasileira B3 IBrX, até 2025. Além disso, algumas empresas já investem em programas internos para mulheres executivas, como é o caso da própria Deloitte.
“Em 2017, a Deloitte Brasil assumiu o compromisso de seguir os Princípios de Empoderamento das Mulheres, cartilha da ONU Mulher, por meio de um Comitê dedicado à questão de equidade de gênero. Programas de treinamento, orientação, networking, apoia à liderança, à implementação de programas de maternidade e paternidade, bem como trabalho flexível são alguns dos pontos abordados internamente. Acreditamos que todas as empresas devem permanecer comprometidas com a diversidade e incentivar a sociedade a criar atitudes positivas em relação ao desenvolvimento de carreiras femininas”, afirma Angela Castro, sócia e líder do Comitê Growth de Equidade de Gênero da Deloitte no Brasil.
Sobre a pesquisa
Em nome da Deloitte Global, a empresa MSCI ESG Research Inc. coletou dados sobre a diversidade nos conselhos de administração de cerca de 8.648 empresas, em 49 países da Ásia-Pacífico, Américas e EMEA (Europa, Oriente Médio e África).
Os dados foram coletados a partir de 15 de dezembro de 2018 e, com base neles, a sexta edição da pesquisa Women in the Boardroom incluiu análises globais, regionais e por país dos progressos alcançados em direção a uma maior diversidade nos conselhos de administração.
Para complementar, a Deloitte Global compilou informações sobre quotas de diversidade e outras iniciativas de diretoria de 17 outros países. Portanto, no total, a publicação reuniu informações de 66 países para promover a diversidade de gênero nas salas de reuniões.
Serviço
www.deloitte.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.