book_icon

Trend Micro: Brasil teve quase dois bilhões de ameaças de e-mail em 2019

País também é o segundo com maior número de ataques ransomware no ano, concentrando quase 32% dos ataques globais
Trend Micro: Brasil teve quase dois bilhões de ameaças de e-mail em 2019

A Trend Micro, empresa global em soluções de cibersegurança, divulgou um levantamento que analisou o cenário global de ameaças cibernéticas durante todo o período de 2019. O estudo mostra que o Brasil foi o terceiro país com maior número de ameaças disseminadas por e-mail, com quase dois bilhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (10 bilhões) e da China (quatro bilhões). Os outros países que compõem o top 5 são a Rússia e o Japão.

“Um dos motivos para ameaças por e-mail serem tão comuns ocorre pelo fato de ser uma plataforma simples para transmissão de malwares. Com o uso de estratégias como a engenharia social, é relativamente fácil infectar usuários despreparados, que não têm muito conhecimento sobre cibersegurança”, comenta Marisa Travaglin, Head de Marketing da Trend Micro Brasil. “Por isso é importante garantir que todos tenham um conhecimento básico sobre segurança digital. Não clicar em links ou anexos que não se sabe se são legítimos e conferir o remetente das mensagens são formas simples mas efetivas de proteção.”
Ransomware
O Brasil é também o segundo país com maior quantidade de ataques ransomware em 2019, correspondendo a 31,97% dos ataques globais, com quase 10% de diferença da Índia, que ocupa a terceira posição. Os Estados Unidos novamente são líderes nessa categoria, concentrando 34,36% das ameaças.

“O ransomware é um tipo de ataque com grande potencial de comprometer o desempenho empresarial – os cibercriminosos estão buscando estrategicamente cada vez mais companhias com dados sensíveis e alto desempenho financeiro. Existem diversas formas de proteção, como utilizar uma solução de segurança em camadas, manter os sistemas e aplicativos atualizados e fazer backup de arquivos regularmente”, afirma Marisa.
A Trend Micro identificou mais de 1,8 bilhão de ameaças ransomware globalmente de 2016 a 2019. Esse valor é calculado combinando todas as ameaças de e-mails, arquivos e URLs relacionadas a ransomware.
URLs maliciosas
Segundo o estudo, cada URL maliciosa no Brasil tem o potencial de atingir 16,7 usuários, colocando o país na 17º posição do ranking de vítimas de endereços maliciosos bloqueados pela Trend Micro. Ao todo em 2019, houve mais de 12 milhões de acessos a URLs maliciosas no Brasil.
Apps maliciosos
O Brasil também se destacou em número de apps maliciosos disponíveis. Dos mais de cinco milhões de aplicativos analisados pela Trend Micro, 38.056 deles são maliciosos, trazendo ameaças como o adware, que exibe propagandas difíceis ou impossíveis de fechar. Isso coloca o Brasil no top 15 da categoria.
Malwares detectados
Outro dado interessante do relatório é a quantidade de malwares bloqueados pela companhia no Brasil. Com quase 13 milhões de ameaças, o país ocupa a 10º posição no ranking de países com maior número de malwares detectados, além de estar no top 15 em quantidade de ameaças bancárias, com mais de 6 mil identificadas pela companhia.

Serviço
http://www.trendmicro.com

ameaças cibernéticas de e-mail

ataques ransomware

Marisa Travaglin

Trend Micro

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento