book_icon

Blockchain contribuirá para a redução da perda de alimentos

 El Ordeño incorpora tecnologia ao seu portfólio de leite TRU, dando transparência e segurança ao sistema de produção
Blockchain contribuirá para a redução da perda de alimentos
A empresa El Ordeño anuncia uma solução sem precedentes na indústria de laticínios do Equador, país onde são produzidos diariamente cinco milhões de litros de leite. A companhia juntou-se ao IBM Food Trust, ecossistema global para a indústria de alimentos, para fornecer responsabilidade e transparência aos clientes.
A El Ordeño usa tecnologia Blockchain para monitorar seus produtos lácteos TRÜ, que foram lançados com um código QR em sua embalagem. Ao captar o código com o telefone celular, o consumidor pode obter com detalhes o caminho que seu produto percorreu, com informações sobre o produtor, centros de qualidade, cadeias de frios e centros de distribuição, até chegar a sua casa.
“Estamos constantemente transformando a maneira como fazemos negócios para garantir a melhor qualidade possível para todos os nossos produtos”, diz Guilherme Franklin, COO da El Ordeño. “A tecnologia Blockchain fornece a transparência necessária para garantir que nossos produtos cumpram todos os processos e etapas de qualidade para chegar na mesa de todos os equatorianos”.
A integração de novas tecnologias, pesquisa, capital humano e conhecimento, são peças fundamentais para o caminho em direção à Indústria 4.0
Essa iniciativa se torna mais relevante, já que a produção mundial de leite deve atingir 981 milhões de toneladas em todo o mundo até 2028, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO e sua produção aumentará 1,7% ao ano.
A solução permitirá conectar de forma segura e seletiva, em conformidade com a legislação atual, os dados da cadeia de suprimentos de todo o ecossistema com confiança e transparência, a cada ponto da cadeia. E, o mais importante: os consumidores finais terão a máxima confiança na origem e condição dos produtos que compram e comem, e os produtores minimizarão desperdícios e fraudes.
“Os consumidores têm cada vez mais consciência da importância de conhecer a origem e poder rastrear os produtos que consomem”, diz Martín Hagelstrom, IBM Blockchain Leader da IBM América Latina. “O IBM Food Trust fornece à empresa El Ordeño uma fonte única, imutável e transparente de informações sobre os produtos distribuídos por todo o país e, o mais importante, permite que cada um dos consumidores acesse essas informações em tempo real, no momento em que adquire os produtos, para tomar decisões de compra baseadas em dados”.
A El Ordeño tem um projeto de dimensionar a solução não apenas para seu portfólio de leite, mas para todos os produtos lácteos que chegam diariamente às mesas dos consumidores.
Aempresa é equatoriana e especializada na produção, inovação e comercialização de alimentos sustentáveis ​​possui um pilar em sua gestão, baseado na inovação, que permite aplicar novos e melhores mecanismos para se adaptar às necessidades de um ambiente em mudança e acelerado; articular ferramentas que aprimorem o desenvolvimento integral e aumentem a competitividade e a eficiência em cada processo executado. Entende, assim, a integração de novas tecnologias, pesquisa, capital humano e conhecimento, como peças fundamentais para o seu caminho em direção a uma Indústria 4.0.
O Food Trust é uma das maiores e mais ativas redes de Blockchain não criptográficas em produção atualmente, de acordo com a IBM. Está disponível como um serviço de assinatura para a adesão de membros do ecossistema alimentar. Na América Latina, vários produtores e empresas do Agronegócio estão usando a solução para rastrear produtos do campo até a mesa.
Serviço
ibm.com/food
Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.