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Mercado de pagamentos recorrentes tem estudo inédito

O levantamento levou em consideração os dados de 10,4 milhões de usuários de cartão de crédito no Brasil hospedados na plataforma da Vindi
Mercado de pagamentos recorrentes tem estudo inédito
A Vindi, uma das 25 startups mais desejadas do Brasil, segundo o Prêmio LinkedIn TOP Startups, divulga um estudo inédito para entender o comportamento dos pagamentos recorrentes no Brasil em 2019. A pesquisa revela que este mercado cresceu 38,3% em número de transações e o método de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito (82%), seguido do boleto bancário (17,7%) e débito em conta, cartão de débito e carteira digital (0,03%). O levantamento contempla dados de 10,4 milhões de usuários de cartão de crédito hospedados na plataforma da Vindi, que representam 20% do total de cartões utilizados no País.
Em relação ao gasto médio dos brasileiros em datas comemorativas, em 2019, o maior número foi decorrente da comemoração do Dia dos Namorados, com ticket médio de R﹩173, seguido do Natal, com média de R﹩140, e Dia dos Pais: média de R﹩133. A pesquisa aponta ainda que os segmentos que mais diminuíram a inadimplência foram: serviços na primeira colocação, educação na segunda, clube de assinatura se posicionou em terceiro lugar e fitness ficou na quarta posição.
De acordo com a pesquisa, o mercado de pagamentos recorrentes cresceu 38,3% em número de transações e o meio de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito, 82%
Retentivas de pagamento e inadimplências
Em 2019, os clientes hospedados na plataforma da Vindi recuperaram 349.859 vendas, num total de R﹩ 53.834.886,15. As empresas conseguiram o retorno por meio de transações via ‘retentativa’ simples – novas tentativas de cobrança – (59%), e-mail (27%) e painel administrativo (5%). Em relação ao valor recuperado, a maioria veio por e-mail (44,84%), seguido da ‘retentativa’ simples (40,94%) e via painel administrativo (5,4%).
De acordo com o head de Marketing da Vindi, Efrain Corleto, contar com um sistema online que oferece diversos métodos de cobrança, pode ser um grande diferencial para as empresas em relação aos concorrentes. “Ao contrário do que alguns gestores ainda pensam, adotar um sistema de cobrança online não tem um custo alto, se considerarmos todas as vantagens geradas para o negócio como a redução de inadimplência, por exemplo”, afirma.
Transações por adquirente e bandeiras de cartões
As transações por adquirente – empresa que operacionaliza e efetua as transações financeiras em compras realizadas com cartão de crédito ou débito -, a Cielo (40,49%) foi a mais utilizada, seguida da Stone (23,56%), Global Payments (19,39%), Rede (9,84%) e Getnet (6,72%).
Já as bandeiras de cartão mais utilizadas foram a Mastercard (58%), Visa (36,56%) e Elo (3,78%).
Serviço
https://docs.vindi.com.br/infografico-vindi-insights-pagamentos-recorrentes-2019
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