book_icon

Avalara lança ferramenta em nuvem para otimizar rotina tributária

Avatax chega para trazer mais eficiência na gestão fiscal das empresas, que atualmente gastam 62,5 dias para realizar cálculo, apuração e pagamento de tributos
Avalara lança ferramenta em nuvem para otimizar rotina tributária
O Brasil é o país que mais exige tempo para o cálculo, apuração e pagamento dos tributos. De acordo com os dados emitidos pelo Banco Mundial, no período de um ano, são necessários 62,5 dias ou 1.501 horas para que as empresas consigam realizar essa tarefa. A fim de agilizar esse processo, a Avalara, companhia que oferece soluções fiscais em nuvem, lança a ferramenta Avatax. O novo sistema automatiza o cálculo da tributação de produtos e serviços no momento da realização da venda, da compra ou até mesmo de um pedido de compra ou venda.
A emissão da Nota Fiscal Eletrônica integra a jornada fiscal de todas as empresas e exige que alguns tributos sejam obrigatoriamente preenchidos e contabilizados, como é o caso do IPI, do PIS, da Cofins e do ICMS, sendo que este último é alterado em função do Estado de origem e destino, bem como da operação praticada, da destinação do produto e dados do cliente e do fornecedor.
O Avatax facilita o ingresso de novos clientes, além de poupar o trabalho das empresas, já que não precisam contratar mais gente para lidar com as atualizações tributárias
As variáveis existentes para se chegar a uma correta tributação são inúmeras, o que gera um grau de dificuldade enorme para todas as empresas no dia a dia. Esse processo pode ser feito manualmente pelo responsável fiscal da empresa, mas além de demandar muito tempo e gerar gastos, também pode aumentar a probabilidade de falhas – visto que o País tem, em média, 45 alterações fiscais por dia útil, a manutenção desse sistema e até o registro dos novos produtos não se torna uma tarefa fácil.
De acordo com Tricia Braga, diretora de Conteúdo da Avalara, “cerca de 70% de toda a base de mercadorias classificadas por Nomenclatura Comum do Mercosul -NCM, já conseguem a determinação de todos os tributos de forma automática por meio dessa ferramenta”, afirma Tricia. A solução da Avalara considera algumas informações como descrição, quantidade, preço, unidade de medida e NCM e executa rotinas diárias de atualização diretamente na plataforma de cálculo.
Com alta performance e disponibilidade, o Avatax traz praticidade, velocidade e organização para o cotidiano de empresas de diferentes setores, como indústria, varejo e serviços, entre outros. “A segurança em ter em uma única ferramenta o conteúdo completo da tributação e o cálculo das diferentes operações praticadas é uma revolução neste mercado”, ressalta Tricia.
“O Avatax facilita o ingresso de novos clientes, além de poupar o trabalho das empresas, já que não precisam contratar mais gente para lidar com as atualizações tributárias”, aponta Alannes Moura, diretor de Produtos da Avalara. “Não tem nenhuma outra solução no mercado com esse nível de automação. Geralmente, o mapeamento é feito de forma manual, projeto a projeto, aumentando os riscos de falhas e imprecisões”, completa.
A ferramenta foi pensada para atender às particularidades do mercado nacional, além de ser de fácil implantação. A ideia é que o Avatax atinja todas as esferas do comércio, mas colaborando também para a organização tributária de todo o ecossistema de parceiros.

Alannes Moura

Avalara

Avatax

cálculo

Tributos

Trícia Braga

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento