book_icon

O que as gerações esperam do mercado de trabalho

Oportunidade de carreira, benefícios e treinamentos estão entre os requisitos citados pelos profissionais
O que as gerações esperam do mercado de trabalho

trabalho em equipe quebra cabeçaO que as gerações esperam da carreira? Profissionais de diferentes idades possuem objetivos e preferências particulares quando se trata do mercado de trabalho. Um estudo recente da Randstad, empresa global em solução de recursos humanos, analisou os perfis geracionais para entender o que buscam no mundo corporativo.
Quando questionados sobre o que procuram em uma empresa, a pesquisa revelou que 37% da geração Z, perfis entre 18 e 24 anos, buscam boas oportunidades de treinamento. Já entre os Boomers, profissionais de 55 a 64 anos, 57% optam por melhores oportunidades de carreira. Esse número é menor na geração dos Milênios, de 25 a 34 anos, em que 27% preferem um empregador bem localizado, e na geração X, de 35 a 54 anos, onde 32% consideram o regime flexível um fator importante.

Na avaliação sobre os motivos pelos quais os colaboradores permanecem ou saem de uma organização, a pesquisa da Randstad apresentou diversos elementos. Na geração Z, 34% ficam quando o empregador possui uma administração robusta e 25% saem por falta de desafios suficientes no emprego 

Na avaliação sobre os motivos pelos quais os colaboradores permanecem ou saem de uma organização, a pesquisa da Randstad apresentou diversos elementos. Na geração Z, 34% ficam quando o empregador possui uma administração robusta e 25% saem por falta de desafios suficientes no emprego; 52% da geração X permanecem na empresa por salário e benefícios atraentes e 37% perdem o interesse por falta de reconhecimento ou recompensas; entre os Boomers, 38% continuam quando a companhia tem saúde financeira ou promove um ambiente de trabalho agradável e 33% saem por terem poucas alternativas flexíveis de trabalho; já na geração dos Milênios, 32% dos colaboradores optam por ficar quando têm bom conteúdo profissional e 22% deixam o trabalho quando a organização oferece poucos benefícios ou nenhum.
O quesito que avaliou onde gostariam de trabalhar mostrou que um emprego efetivo em grandes empresas pode não ser o desejo de todas as gerações. Nessa categoria, 45% da geração Z responderam que preferem trabalhar em multinacionais, enquanto 8% dos milênios preferem atuar em startups e 28% dos Boomers preferem ter o próprio negócio. Já na geração X, 14% não têm grande preferência.
Para o CEO da Randstad, Fabio Battaglia, os novos profissionais anseiam por novidades, seja na vida corporativa ou pessoal. “A geração mais experiente, que já tem uma boa vivência de mercado, opta por boas oportunidades da carreira, empresas bem estruturadas ou um negócio próprio consolidado, mas que ofereçam segurança e estabilidade na vida profissional. Já as gerações mais jovens preferem algo que proporcione desafios e aprendizados, além de bons benefícios enquanto trabalharem em uma determinada empresa”, avalia Battaglia.
Serviço
www.randstad.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.