A Cisco apresentou ontem (18) seu já tradicional estudo sobre o uso e tendências do mundo das comunicações, em especial, a Internet. Os resultados do Cisco Annual Internet Report 2018–2023, apresentados por Hugo Baeta Santos, diretor da Cisco Brasil, apontam a transformação digital em empresas do SMB do setor setor público e provedor de serviços de várias verticais. Ao todo, o estudo levantou dados e previsões em redes de banda larga fixa, Wi-Fi e móvel, encampando a 3G, 4G e 5G, sendo que as análises têm base em aplicativos, segurança, transformação de infraestrutura e capacitação de funcionários.
No quesito Internet, dispositivos e conexão usuários os estudo constata que em três anos, cerca de um terço da população global terá acesso a esta facilidade. Serão 5,3 bilhões de usuários da Internet (66% da população global) até 2023, acima dos 3,9 bilhões (51%), contabilizados em 2018.
Capacidade de mobilidade é o que dará impulso às demais tecnologias, a exemplo de Internet das Coisas. Portanto, fundamental para o avanço do setor em âmbito corporativo e pessoal. De acordo com o estudo da Cisco, até 2023, mais de 70% da população global terá acesso à conectividade móvel. Nesse sentido, as assinaturas móveis chegarão a 5,7 bilhões; o aumento será de seis bilhões desde 2018.
5G e IoT
No Brasil a 4G será predominante no período, porém, a esperada quinta geração, a 5G, permitirá conectividade para 10% – ou um pouco mais – dos dispositivos e conexões móveis globais até 2023. O estudo mostra que os dispositivos móveis globais crescerão de 8,8 bilhões em 2018 para 13,1 bilhões em três anos, período do relatório, sendo que 1,4 bilhões deles terão capacidade para 5G.
“A categoria de dispositivo móvel que mais cresce é o M2M, seguida pelos smartphones”, destaca Baeta Santos.
Na categoria Internet das Coisas – IoT, responderá pela metade dos dispositivos e conexões globais conectados, sendo a parcela de conexões Machine-to-Machine, ou M2M, aumentará de 33% em 2018 para 50% em 2023. A previsão da Cisco é que serão 14,7 bilhões de conexões M2M.
Já no quesito conexão sem fio, as velocidades de dispositivos móveis triplicarão, lembrando que o estudo faz a projeção para, até, 2023. No mundo, as velocidades médias de Wi-Fi crescerão de 30,3 Mbps em 2018 para 92 Mbps em 2023.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo