book_icon

Sete cargos da área financeira em alta em 2020

Levantamento da consultoria de recrutamento Robert Half aponta os cargos em alta e as habilidades mais demandadas desses profissionais
Sete cargos da área financeira em alta em 2020

O ano de 2020 marca a retomada das contratações das áreas financeiras como um todo. É o que aponta um levantamento realizado pela consultoria de recrutamento Robert Half, com base no Guia Salarial 2020.
Em Finanças e Contabilidade, terão destaque as empresas que tiverem equipes mais bem estruturadas e adotarem soluções tecnológicas, vistas como importante diferencial competitivo. Já no Mercado Financeiro, as expectativas estão depositadas em bancos, butiques ou fintechs.
O reaquecimento do mercado tende a elevar o poder de escolha do candidato. Por isso, é vital que as empresas invistam em um processo seletivo ágil. “Durante a seleção, é essencial os recrutadores terem clareza do que estão procurando: qual o perfil ideal de profissional, se a remuneração é competitiva e se o processo tem poucas fases, para não deixar o candidato inseguro e acabar perdendo um talento para outras empresas”, aconselha Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil.

Em Finanças e Contabilidade, terão destaque as empresas que tiverem equipes mais bem estruturadas e adotarem soluções tecnológicas, vistas como importante diferencial competitivo  

Em 2020, as habilidades demandadas dos profissionais dessas áreas são: Boa comunicação, Visão estratégica, Senso de dono, Visão do negócio, Perfil inovador e multidisciplinar e Domínio do idioma inglês. Veja quais são os sete cargos da área de Finanças, Contabilidade e Mercado Financeiro em alta, segundo o Guia Salarial da Robert Half :
1) Analista de Auditoria e Compliance
O que faz? Audita as áreas no intuito de analisar se todas as normas do banco central estão sendo cumpridas.
Perfil: perfil jovem, perfeccionista, curioso e interessado em atualização de dados.
Salário: 9.900/ 12.200/ 14.400/ 17.700
Por que está em alta? Pela implementação da LGPD.
2) Gerente Comercial Corporate
O que faz? Prospecta clientes na indústria que faturam acima de R﹩ 50 milhões ao ano.
Perfil: comunicativo, orientado a negócio e que conheça o leque de produtos que o mercado oferece.
Salário: 22.250/ 27.500/ 32.450/ 39.850
Por que está em alta? Os bancos estão mais receptivos em dar crédito, então precisam de pessoas comerciais que conheça o mercado financeiro.
3) Gerente de Crédito e Risco
O que faz? Analisa o risco de crédito que envolve os negócios que os Gerentes Comerciais originam
Perfil: analítico, focado e que falem inglês fluente para enviar reports para a matriz (geralmente fora do Brasil).
Salário: 20.150/ 24.900/ 29.400/ 36.100
Por que está em alta?-É uma posição que sempre tem demanda no mercado, pois as operações nunca param de ser originadas.
4) Gerente Comercial Private
O que faz? Origina negócios com clientes que têm alto volume financeiro para investir – pessoas físicas de renda acima de R﹩ 3 milhões para investimento.
Perfil: originador, que tenha uma carteira de relacionamento grande e fiel
Salário: 16.350/ 20.200/ 23.850/ 29.300
Por que está em alta? Mercado demanda este profissional para poder expandir sua receita. Com o boom dos Agentes Autônomos de Investimentos (AAI), as empresa ampliam também o leque de Gerentes Comerciais Private.
5) Analista de Investimentos M&A
O que faz? Analisa os possíveis ativos para poder investir em diversos segmentos, bem como que tipo de empresas podem se fundir, de acordo com o seu segmento.
Perfil: analítico, planilheiro, conhece de modelagem financeira e bastante lógico
Salário: 10.600/ 13.100/ 15.450/ 19.000
Por que está em alta? Área que fornece informações de mercado e economia de alta performance para ajudar o gerente de carteira de investimentos na tomada de decisão.
6) Gerente de Planejamento Financeiro/ Controladoria
O que faz? Elaboração do orçamento da empresa, divergências entre orçado vs realizado, projeções, KPIs, papel de parceiro do negócio.
Perfil: Comunicativo, articulado, geralmente precisa falar inglês fluentemente, interação com todas as áreas da empresa.
Salário: P/M – 13.650/ 17.000/ 21.000/ 30.000;
G – 18.850/ 23.500/ 29.000/ 41.500.
Por que está em alta? Empresas estão pensando cada vez mais no futuro e no longo prazo, se profissionalizando, estruturando a área de orçamento, investindo e controlando gastos.
7) Gerente de Finanças Corporativas
O que faz? Tesouraria estruturada, Relações com Investidores, Fusões & Aquisições.
Perfil: Visão Estratégica, Dinamismo, inglês fluente, visão do negócio, perfil multidisciplinar.
Salário: P/M – 13.250/ 16.500/ 20.400/ 29.150;
G – 18.450/ 23.000/ 28.400/ 40.600
Por que está em alta? Momento de retomada de mercado, com investimentos em diversos setores.
* O Guia Salarial 2020 da Robert Half traz quatro faixas determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, complexidade de seu cargo ou indústria, setor de atuação ou demanda dessa posição no mercado (valores em reais).
Faturamento das empresas* (quando mencionado):
P/M – até R﹩ 500 milhões
G – acima de R﹩ 500 milhões
A Robert Half, empresa de recrutamento especializado, selecionando profissionais para oportunidades permanentes e projetos. Fundada em 1948 nos Estados Unidos, a empresa opera no Brasil desde 2007, oferecendo profissionais especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.