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Um difícil olhar sobre a liderança e a necessidade iminente de uma Transformação Digital

Muitas organizações chegaram naquele momento crítico em busca pela verdadeira Transformação Digital. Embora existam sinais motivadores daqueles que alcançam com sucesso o equilíbrio entre a transformação e a “manutenção das luzes acesas”, muitos sofrem com aquela liderança digital pouco inspiradora e o foco equivocado para atingir seus objetivos.
Pesquisas do Relatório de Benchmarking Digital Means Business de 2019 da NTT mostram muitas dessas preocupações. As pessoas estão desiludidas. A promessa de evoluir e transformar é superficial e, quando os tempos ficam difíceis, muitos são julgados por voltar ao básico. No Brasil, onde o desemprego assombra o colaborador frequentemente, é natural que muitos optem por manter o que está dando certo, mesmo que o resultado possa ser melhorado com algumas transformações.
A liderança sênior precisa mudar. Agora, mais do que nunca, é o momento das organizações deixarem de lado o desconforto em relação à incerteza e tomar medidas corajosas e decisivas para avançar na Transformação Digital. Embora os profissionais mais experientes tenham um certo receio com a tecnologia em si, é hora deles perderem o medo e a enxergarem como uma aliada, pois manterem-se inertes às mudanças digitais pode representar riscos fatais às organizações.
O olhar duro sobre liderança
Todos devemos reconhecer que a Transformação Digital bem-sucedida depende de uma liderança forte e fluida. No entanto, apenas 11% das pessoas estão satisfeitas com os responsáveis por defender essas mudanças digitais. É uma estatística condenatória e prova de que é hora de os líderes darem uma olhada longa e dura em si mesmos.
A falta de confiança também expõe uma desconexão significativa entre o que os líderes estão planejando para o futuro dos negócios, e como realmente chegarão lá. Existe uma falta de clareza em relação aos objetivos a médio e longo prazo e o que eles farão para atingir os objetivos traçados. Às vezes, nem todas as etapas são concluídas e a sensação de que os negócios estão parados ou retrocedendo pode desmotivar.
Por essa razão, os líderes precisam ter influência sobre o comportamento dos seus colaboradores para levar a transformação da empresa adiante. Mas, com quase metade das pessoas (48%) admitindo que sua liderança atual dificulta os esforços de Transformação Digital, fica claro que essa narrativa está falhando em se transformar em realidade.
Essa atitude perigosa pode prejudicar o trabalho dos profissionais mais novos. As pessoas querem trabalhar para uma organização que está realmente gerando mudanças positivas, inovando e constantemente desafiando o padrão. A frase ‘conversa fiada’ soa verdadeira aqui – e as pessoas não têm medo de mexer os pauzinhos e se mudar para outro lugar caso o empregador não cumpra suas promessas.
No entanto, convencer um CEO a fazer seu trabalho de maneira diferente pode ser uma tarefa assustadora. A autorreflexão é uma qualidade difícil de encontrar, por isso é importante comunicar a eles que eles têm uma obrigação para com seu pessoal. Uma mudança na mentalidade do líder tem o potencial de transformar o comportamento da organização, influenciar sua cultura, mudar suas prioridades e transformar essas promessas superficiais em uma realidade tangível.
Infelizmente, a dura verdade é que muitos CEO’s estão mais preocupados em “manter as luzes acesas” e ver a transformação como algo para se preocupar mais tarde. Mas aqueles que estão mudando essa mentalidade colhem as recompensas. Manter as luzes acesas não é fácil neste período tumultuado e, embora seja compreensível que os líderes estejam focados em sobrevivência, eles também estão buscando isso as custas de uma transformação.
Interrupção e ilusão – a jornada interminável do digital
É importante perceber que essas mudanças são adicionais, não derivadas de algum grande plano digital que requer uma transformação instantânea e radical. Não é necessário gastar muito tempo e esforço tentando responder a perguntas difíceis decorrentes do mercado ou planejando uma abordagem de execução em detalhes.
O digital está em constante evolução e isso ajuda as organizações a criar uma certa resiliência. Mas todos os ciclos de aprendizado, adaptação e experimentação são necessários para o progresso. Dominar esse ciclo vicioso, com o tempo, proporcionará uma transformação sustentável e ideias inovadoras serão descobertas.
Existe uma concepção errada de que a Transformação Digital se resume a uma nova tecnologia ou software que resolve radicalmente seus problemas. Por isso, muitas organizações tornaram-se sem rumo e estagnadas, em vez de focar onde elas precisam agir.
De fato, 71% ainda acreditam que a Transformação Digital exige uma reestruturação completa dos negócios, mas ela é, por natureza contínua, evolutiva e interminável. Essa crença equivocada em um grande plano digital que resolverá todos os problemas de uma só vez representa um grande risco.
Para as organizações que lutam pela Transformação Digital é fundamental colocar o foco em mudanças comportamentais significativas. Aqueles que estão acertando na transformação tratam o digital como uma maneira eterna de trabalhar, e a enxergam como um estilo de vida. Assim esse conceito se torna fortemente incorporado à cultura.
Cabe ao RH fomentar esse comportamento para que todos compreendam que o mundo digital é um caminho sem volta e entendam seus benefícios, que vem para automatizar, atingir clientes mais distantes, tirar o trabalho repetitivo dos funcionários, melhorar processos, fazer o que realmente importa.
Lembre-se de que ninguém pode ter todas as respostas e não existe um tamanho único para todos os planos. A diferença é a capacidade de uma organização em responder e lidar com as mudanças de maneira holística. Construir esse recurso em toda a organização, incluindo todos os colaboradores, é o verdadeiro desafio, mas também a oportunidade real de obter um sucesso sustentável.
Por Daniela Gärtner, Sr Human Resources Director Latam da NTT Brasil

Daniela Gartner

NTT Brasil

Relatório de Benchmarking Digital Means Business de 2019

sucesso sustentável

Transformação Digital

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