Presente no mercado brasileiro há 37 anos, a Ramo Sistemas, empresa 100% nacional com foco em soluções para pequenos e médios negócios e parceira da SAP na venda e implementação do ERP SAP Business One, confere um crescimento de 14% em relação ao ano de 2018. O mercado das médias empresas no Brasil tem sido muito promissor e o ERP está cada vez mais flexível e inteligente, com soluções adaptáveis ao tamanho de cada empresa.
Um dos fatores que favoreceu o crescimento da companhia foi o investimento em aumento de capilaridade, com a aplicação de aporte em sua base de parceiros com alto rendimento e competência no mercado brasileiro de ERP, tornando-os Unidades de Negócios Ramo, estratégia que deu início em 2017. Hoje, são 15 Unidades, distribuídas pelas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, responsáveis por 64% das novas vendas de 2019. As vendas diretas estão concentradas em São Paulo e indiretas são realizadas por meio das Unidades de Negócios e parceiros, respeitando a experiência do canal em diversos segmentos da indústria.
Outro fator que colaborou para a expansão dos negócios e aumento da carteira de clientes, foi a comercialização do SAP Hana para o SAP Business One. Em 2019, a Ramo Sistemas implementou a solução em 54 empresas, sendo uma das apostas da empresa para 2020. “As novas funcionalidades de agregar ferramentas aos sistemas de gestão do SAP, em soluções adaptáveis ao tamanho de cada empresa, conferem às startups e às pequenas e médias empresas a capacidade de conduzirem os seus negócios por meio da solução analítica, eliminando a complexidade do sistema e dados redundantes”, esclarece Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas.
A Ramo Sistemas desenvolveu uma estratégia corporativa com estimativa de expansão dos negócios no Brasil por meio de Unidades de Negócios e parceiros. Hoje, 64% das vendas da Ramo Sistemas são realizadas de maneira indireta e o objetivo é alcançar cerca de 70% até o final de 2020. Com uma equipe de profissionais capacitados nas soluções de inovação da SAP, um dos pilares fundamentais para esse crescimento é a inovação tecnológica presente nas soluções baseados na computação em nuvem, inteligência analítica e SAP Hana.
“A companhia traçou um plano de expansão geográfica para gerar mais satisfação do mercado com um atendimento diferenciado e verticalizado em diversos segmentos de indústria, tais como, Alimentício, Agrobusiness, Distribuição de Medicamentos, Laticínios, Distribuição e Logística, Varejo, Projetos e Serviços, entre outros”, comenta Krakauer. “Além disso, em 2019, criamos a área de Customer Experience, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes, identificar e entender às necessidades específicas de cada empresa, para auxiliá-las no melhor desempenho da solução”, conclui.
O segmento das pequenas e médias empresas é muito importante para o mercado brasileiro, por esse motivo, a Ramo Sistemas continua inovando para fornecer a melhor solução de gestão com modelos de negócios flexíveis e facilidade na adoção. “Com o SAP Business One, as pequenas e médias empresas de vários segmentos da indústria, conferem aumento da eficiência do uso da capacidade instalada, com redução dos custos.
Revista Digital
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo