Em moeda de reporte (peso chileno), a receita aumentou 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pela evolução da maioria das regiões onde a empresa atua, com destaque para o Brasil, com 13,4% de crescimento, Outros Países da América Latina (OPLA), com 14,0%, e o Chile, com 5,0%. O Brasil também foi destaque no quarto trimestre, com crescimento de receita de 12,6%, acompanhado por OPLA, com 15,5%.
O EBITDA registrou um aumento de 2,1% em 2019, com destaque novamente para o Brasil, com crescimento de 39,6% em relação a 2018, e para OPLA, com aumento de 7,9%. Além disso, durante o quarto trimestre, o Brasil e o OPLA também apresentaram maior dinamismo, crescendo 21,0% e 12,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A margem EBITDA do período atingiu 11,0%, com melhorias na rentabilidade da operação no Brasil (+140 pontos base) em comparação a 2018.
Em termos comerciais, a assinatura de novos contratos atingiu US$ 1,387 bilhão, o que representa um aumento de 11,0% em relação ao ano anterior. É possível ressaltar o maior nível de atividade comercial nos mercados chileno e brasileiro, que registraram aumento de 34,4% e 10,8%, respectivamente, durante 2019.
As oportunidades para novos negócios (pipeline) atingiram US$ 3,738 bilhões, o que representa um aumento de 15,8% em relação aos números reportados no final de 2018. Destaca-se o crescimento de novas oportunidades de negócios no México (265%) e no Brasil (39%).
“O ano de 2019 apresentou grandes desafios, principalmente diante do desenvolvimento de nosso Plano Estratégico para o triênio 2019-2021. Começamos a desenvolver várias iniciativas que nos permitirão acelerar melhorias de crescimento e rentabilidade. Em 2019, recuperamos nossa capacidade de crescimento de receita e resultados, destacando o dinamismo alcançado no Brasil, aumentando a receita em 13,4%, juntamente com um aumento significativo de 39,6% no EBITDA. Além disso, OPLA continuou muito positiva em termos de receita (+ 14,0%) e EBITDA (+ 7,9%). Por fim, continuamos aprimorando a área de transformação, fundamental na proposta de valor para nossos clientes, e na qual em 2020 promoveremos várias soluções desenvolvidas durante 2019”, comenta Raúl Véjar, CEO Global da SONDA.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo