book_icon

Seminário internacional vai debater desafios na segurança cibernética em 2020

Brazil-UK Tech Summit terá a presença de especialistas britânicos na discussão sobre os desafios na defesa do espaço cibernético, proteção de dados, democracia digital e inteligência artificial
Seminário internacional vai debater desafios na segurança cibernética em 2020

Os desafios na agenda global de tecnologia de 2020 serão tema de debate na primeira edição do Brazil-UK Tech Summit. O seminário internacional será realizado no próximo dia 30 em São Paulo, no Google Campus, e vai contar com a presença de especialistas britânicos, pesquisadores e representantes de empresas de tecnologia. O evento tem como objetivo apresentar um diagnóstico sobre a importância de um ambiente digital seguro.

Os especialistas irão debater temas como os impactos dos conflitos digitais no panorama político internacional, desafios da Lei Geral de Proteção de Dados pessoais (LGPD) e tendências de regulamentação para a democracia digital. O seminário conta com o apoio do Consulado Britânico e é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.

O Brazil-UK Tech Summit é promovido pela Rede Chevening Alumni Brazil – programa desenvolvido pelo Governo do Reino Unido e que oferece bolsa de estudos a profissionais com perfil de liderança. O seminário será aberto pelo diretor do Centro de Tecnologia e Global Affairs da University of Oxford, Lucas Kello, que desenvolve consultoria para as Nações Unidas. Ele deverá apresentar diagnóstico de pesquisa sobre os impactos da tecnologia moderna nas relações internacionais, governo e sociedade.

Segundo o embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, o Brasil é um parceiro essencial e um importante líder em cyber e digital globalmente. Ao longo dos anos, o governo do Reino Unido fez uma parceria com o Brasil para desenvolver projetos bilaterais que abrangem governança da Internet, comércio, capacitação, segurança cibernética e proteção de dados. “Esperamos continuar trabalhando com o Brasil em nossos interesses mútuos para criar uma internet livre, aberta e segura”, afirma.

O seminário prevê debater os desafios regulatórios no Brasil para a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, prevista para entrar em vigor em agosto deste ano. O pesquisador Danilo Doneda, membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade – irá analisar o processo de criação da Agência Nacional Proteção de Dados – ANPD. O órgão federal vai editar normas e fiscalizar procedimentos da nova legislação e que deverá ter impactos no setor público e privado.

Também serão abordados os desafios sobre as propagandas políticas no ambiente digital considerando as eleições municipais em outubro deste ano. O diretor de políticas públicas e governança do Twitter, Fernando Gallo, será o palestrante convidado que irá debater a decisão recentemente anunciada pelo Twitter. A rede social optou em restringir as propagandas eleitorais em sua plataforma. O diretor irá analisar os desafios caracterizar conteúdos de usuários como mensagem política sob a perspectiva da democracia digital.

O seminário conta com o apoio do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio – ITS, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom, DarkTrace e ISH Security.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.