book_icon

Pesquisa mostra empresários menos confiantes no comércio

Índice IFECAP mostra redução da confiança dos comerciários no estado de SP em janeiro
Pesquisa mostra empresários menos confiantes no comércio

gráfico para cimaO índice IFECAP, que mede mensalmente a confiança dos empresários do Estado de SP nos negócios, marcou 129,14 pontos em janeiro, 0,9% a menos que dezembro de 2019 e 2,7% a menos em comparação ao mesmo período do ano passado. A queda na confiança se deve a ajustes de expectativas acontecidos ao longo de 2019.
Segundo o mestre em Ciência Econômica pela UNICAMP, professor da FECAP e coordenador da pesquisa Erivaldo Vieira, a persistente incerteza política dificulta a confiança, mesmo com resultados positivos da economia como emprego, crédito e inflação. “O índice de janeiro mostra que os resultados positivos das vendas nos últimos meses de 2019 foram insuficientes para trazer de volta de forma robusta a confiança dos comerciários”, avalia.

A coleta de dados avalia mensalmente a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas 

A percepção atual dos comerciantes teve aumento. O Índice Momento Atual dos Negócios (respostas dos empresários sobre encomendas atuais, evolução das vendas no período atual e avaliação da situação geral dos negócios) foi de 115,36 pontos, 5,4% maior na comparação com dezembro de 2019. Mesmo assim, o índice está muito próximo do estado de neutralidade e 2,7% abaixo do valor registrado em janeiro de 2019. Por outro lado, a decomposição do indicador sinaliza melhora em todos os índices, na comparação com mês anterior: crescimento de 5,9% no Momento Atual das Vendas; 2,9% no Momento Atual das Encomendas e 7,3% no Momento Atual da Situação dos Negócios.
Quando perguntados sobre o futuro, a pesquisa mostra existência de expectativas positivas dos empresários quanto ao rumo da economia, com reflexo nas vendas e encomendas. O “Índice Futuro” (expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de três meses) de janeiro é de 149,81 pontos, mas com queda de 7,2% na comparação com dezembro de 2019, e abaixo do verificado no início do ano de 2019, cujo índice foi de 154,13 pontos.
ÍNDICE IFECAP
O IFECAP, Índice FECAP de Expectativa nos Negócios, é realizado há mais de 12 anos e consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. A coleta de dados avalia mensalmente a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses. A pesquisa é realizada sempre na semana do dia 15 do mês corrente, captando a percepção do empresário em relação às micro, pequenas, médias e grandes empresas.
O IFECAP divide-se em três indicadores:
• Índice Momento Atual: corresponde às respostas dos empresários sobre suas encomendas atuais a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
• Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.
 

Erivaldo Vieira

Índice IFECAP

Índice Momento Atual dos Negócios

SP

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento