Segundo pesquisa de 2018 do Instituto Trata Brasil, Organização Não Governamental que atua na conscientização dos cidadãos sobre a necessidade de universalização do saneamento básico, quase 40% da água tratada no País é perdida por causa de vazamentos nas tubulações e erros de medição.
A fim de ajudar a sanar esse desperdício que afeta milhões de brasileiros, a Stattus4, startup de impacto que tem como objetivo acabar com a escassez de água nos centros urbanos, desenvolveu o Fluid, um sensor móvel que ajuda as empresas de distribuição a identificar, de maneira mais rápida, possíveis perdas de água. O aparelho, ao ser encostado nos hidrômetros, relógios de água residenciais, faz uma coleta de dados em alguns segundos, envia para um ambiente em nuvem com informações de data, hora e local. A solução de Inteligência Artificial incorporada ao software do aparelho permite a rápida análise no ruído coletado para identificar se ele é ou não um potencial vazamento. Este cruzamento de informações só é possível pela grande massa de dados que é constantemente armazenada neste ambiente em cloud.
É neste contexto que entra a parceria com a Dedalus, empresa especializada em serviços de cloud computing e dados. A Stattus4 sentiu a necessidade de ter uma sustentação mais madura em seu ambiente em cloud e uma gestão de dados segura e eficiente. “A Dedalus foi essencial para nos ajudar a identificar o melhor tipo de nuvem para elevar a nossa performance. Além disso, saber que temos o suporte de profissionais qualificados 24×7, olhando e monitorando os nossos sistemas traz segurança, evita perda de tempo com possíveis crises e nos permite evoluir com tranquilidade”, afirma Antonio Oliveira, CTO da Stattus4.
De acordo com Maurício Fernandes, presidente da Dedalus, para escolher a melhor estratégia em nuvem, as duas empresas trabalharam juntas. “Nosso principal desafio era escolher um tipo de nuvem que, além de segura, estivesse alinhada aos recursos de segurança da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A escolha pelo Azure supriu as duas necessidades: a fácil adaptação às normas, além de todos os cuidados com segurança, sequestro de dados, entre outros”, destaca.
Atualmente, a Stattus4 atende 26 cidades, totalizando cerca de 5 milhões de habitantes que utilizam a tecnologia. Desde 2018, a empresa encontrou mais de 8 mil pontos suspeitos, dentre eles, cerca de 5 mil locais de vazamentos. A identificação e reparo desses escoamentos evitou o desperdício de água, equivalente a 6 mil piscinas olímpicas. Incorporando a nova tecnologia em Azure ao negócio, o objetivo da companhia é aumentar a base de clientes, tanto no Brasil, quanto internacionalmente.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo