book_icon

Os benefícios de uma solução SaaS de Backup e Recovery

A aplicações de Software as a Solution (SaaS) têm conquistado o mundo dos negócios, e não há sinais de retração tão cedo. Segundo o Gartner, o mercado SaaS totalizou US$ 80 bilhões em 2018 e ainda prevê um crescimento de 80% até 2022, representando um total de US$ 143,7 bilhões.
O setor de software inclui áreas como Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP), design gráfico e, rapidamente, registrou um salto rumo à onda SaaS. Por outro lado, o setor de proteção de dados tem se mostrado mais hesitante no que se refere ao uso dessas aplicações. Entretanto, a ampla adoção de serviços de nuvem pública e a crescente maturidade do mercado de SaaS geraram maior confiança às empresas para proteger um de seus ativos mais valiosos – os dados.
As soluções SaaS de backup e recovery podem, agora, oferecer recursos tão poderosos, confiáveis e seguros quanto seus equivalentes on-premises. Tais soluções também podem fazer tudo isso enquanto providenciam os benefícios adicionais do SaaS, de maneira fácil, econômica e ágil.
Neste sentido, o que é preciso avaliar ao adotar uma solução SaaS para backup e recovery? A principal característica a se considerar é que não comprometa nada, garantindo, portanto, que a solução SaaS de backup e recovery ofereça amplitude, profundidade e flexibilidade.
• Amplitude: realiza backup e recovery de dados críticos a partir de uma variedade de servidores on-premises, plataformas na nuvem e endpoints. Protege as diversas cargas de trabalho de dados, incluindo aplicações SaaS, como o Office 365.
• Profundidade: garante que a solução ofereça níveis profundos de funcionalidade, variando de vários níveis de segurança à recuperação granular de dados no nível de arquivo individual.
• Flexibilidade: verifica se a solução é flexível o suficiente para ser dimensionada para proteger tanto os dados atuais, quanto os de amanhã. A flexibilidade também deve permitir a escolha do plano de preços e a infraestrutura de armazenamento de backup mais adequada.
Atualmente, é provável que dados críticos sejam encontrados em ambientes que variam de servidores on-premises, aplicações SaaS como o Office 365, serviços na nuvem como AWS ou Azure, e laptops de funcionários. Os tipos de dados que precisam ser protegidos também são diversos, envolvendo dados de arquivos, VMware e outras máquinas virtuais na nuvem, assim como bancos de dados da Microsoft SQL.
Muitas soluções SaaS de backup e recovery podem proteger alguns tipos de dados, ou até mesmo dados localizados em alguns ambientes. No entanto, poucos possuem a tecnologia de nível empresarial necessária para proteger muitas cargas de trabalho de dados diferentes ou armazenados em uma variedade de ambientes. Importante considerar quais dados diferentes precisam ser protegidos e onde protegê-los, e garantir que a solução SaaS faça o backup e recovery desses dados de uma maneira a manter as operações da empresa em funcionamento.
Não é necessário sacrificar níveis profundos de funcionalidade ao adotar uma solução SaaS de backup e recovery, principalmente, quando se trata de funcionalidade de segurança. Se a intenção é obter vários níveis de segurança que deixem o ransomware e outros invasores desesperados, incluindo criptografia de dados em voo e em repouso e autenticação de dois fatores, uma solução de backup que oferece detecção de anomalia orientada por Inteligência Artificial propicia uma camada adicional de proteção contra ransomware. As soluções de backup e recovery SaaS com indexação avançada fornecem recursos granulares de recuperação de dados que permitem recuperar dados no nível de arquivo individual, reduzindo o tempo necessário para recuperar os dados perdidos.
Embora uma das principais maneiras de associarmos SaaS à flexibilidade seja a escalabilidade, SaaS não é inerentemente escalável. A escalabilidade de uma solução SaaS é determinada por sua arquitetura, não pelo fato de estar na nuvem. Por essa razão, muitas soluções SaaS podem ter limites de escalabilidade, tanto na quantidade de dados que podem armazenar, quanto no número de usuários que podem oferecer suporte antes que o desempenho seja comprometido ou, pior, os backups parem de funcionar. Isso pode ser especialmente um problema quando se trata de backup e recovery, onde uma empresa em rápido crescimento note que suas necessidades de proteção de dados estejam aumentando exponencialmente.
Por isso, é importante testar a solução SaaS e confirmar que possui a arquitetura de nível empresarial necessária para escalar de dezenas a milhares de terabytes. Sem essa escalabilidade, é possível que suas operações de backup e recovery diminuam para um rastreamento ou parem à medida que a empresa cresce.
Além da escalabilidade, a outra forma pela qual a maioria das pessoas associa SaaS à flexibilidade é o preço. Um exemplo é garantir que a solução SaaS de backup e recovery seja paga, conforme a quantidade e o tipo de proteção de dados necessários. Embora a flexibilidade de preço seja importante, um dos benefícios da solução SaaS é realizar backup de dados não apenas na nuvem, mas também na infraestrutura on-premise ou no armazenamento em nuvem.
Por Bruno Lobo, LATAM General Manager da Commvault

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.