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Tecnologia é opção para desburocratizar processos e facilitar a vida das pessoas

Tecnologia é opção para desburocratizar processos e facilitar a vida das pessoas

A presença digital tomou conta do dia a dia dos brasileiros, afinal são mais de 230 milhões de smartphones em uso, de acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). O levantamento ainda revela que o número de computadores, notebooks e tablets em uso no Brasil é de 180 milhões. O relatório Estado de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria App Annie, especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo, aponta que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking global de tempo dedicado ao uso do celular (de três horas por dia).
A usabilidade por meio dos diversos dispositivos caíram de vez na graça dos internautas, e é por isso que diversas empresas têm criado soluções que contribuem para a desburocratização de processos complicados e demorados. Conheça algumas delas:
Dupla cidadania sem burocracia
Um processo de cidadania italiana em São Paulo demora mais de 10 anos e conta com 160 mil pessoas na fila pela documentação, segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). O processo, além de demorado, é burocrático e suscita diversas dúvidas dos descendentes de italianos que precisam reunir papeladas para tocar o trâmite. Para tornar esse processo mais rápido e eficaz, os irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini criaram a Cidadania4u, primeira empresa brasileira criada com o objetivo de auxiliar usuários a obter a cidadania italiana em um ambiente 100% online.
“A demora para o processo é o que desencoraja a maior parte dos descendentes de italianos para tirar o passaporte vermelho. Nós trabalhamos para transformar um processo que demora em média, 10 anos, em uma tramitação de 2 anos, no máximo, que é o que a lei diz ser o ideal. Também buscamos evitar possíveis ruídos que é o que mais gera negativas nos consulados, para isso, cada demanda passa pela análise de 4 pessoas, com checagem e rechecagem. Temos genealogistas, advogados, e os mais diversos profissionais para cuidar de todo o trâmite. E ainda temos uma plataforma interna que gerencia tudo isso”, detalha Rafael, CEO da startup.
Rápida análise de crédito pessoal
Longe de toda a burocracia das grandes instituições bancárias, na Geru, primeira fintech de empréstimo pessoal do Brasil, é possível fazer empréstimo sem garantia, com valores que variam entre R$ 2 mil a R$ 50 mil e taxas mais acessíveis, customizadas conforme o perfil do usuário. Após análise feita em poucos minutos, a resposta é imediata e, caso aprovada, o dinheiro cai na conta em até um dia útil.
“Nossa trajetória é marcada pela democratização do acesso ao crédito e também por quebrar paradigmas no mercado de crédito no Brasil. Existe espaço no mercado para soluções que proporcionam mais facilidade, melhores condições e um serviço superior às instituições tradicionais. Os clientes não estão mais presos aos seus bancos, podem consumir os melhores serviços e produtos financeiros”, afirma o Sandro Reiss, fundador e CEO da Geru.
Entregas no mesmo dia
Com a proposta de entrega no mesmo dia (same day delivery), a Lalamove, plataforma online de soluções em entregas, permite a realização de entrega de itens diversos, ou mesmo para fazer a mudança de um imóvel para outro. A Lalamove atua por meio de frota de parceiros composta por motos e utilitários, sendo Fiorino ou pick up com carroceria coberta, Kombi, vans e carretos. Os preços iniciais variam de R$ 9 a R$ 100, dependendo do serviço contratado, mais variáveis de quilometragem, paradas extras, adicional noturno e/ou de ajuda do motorista. a plataforma permite também o agendamento de entregas, disponibiliza diversos meios de pagamento, protocolo eletrônico (assinatura digital), gerenciamento e otimização de rotas, e rastreamento em tempo real.
Suporte técnico em TI sob demanda
Com o intuito de desburocratizar o setor de TI dentro das empresas, a NetSupport, plataforma digital de suporte técnico em TI que faz a conexão entre técnicos de informática e empresas com necessidade de manutenção e suporte em Tecnologia da Informação. Por meio da plataforma, o cliente solicita um chamado e em poucas horas será atendido por um “suporter” presencialmente ou pela internet. A startup oferece serviços com qualidade e preço acessível para todo o país. Dessa forma o empreendedor não precisará de um funcionário fixo dentro da organização, e ao utilizar o serviço sob demanda pode gerar uma economia de até 25% em seu orçamento.
Débitos veiculares em dia – sem sair de casa!
Com a intenção de ajudar os motoristas do Estado de São Paulo a ficarem em dia com seus débitos veiculares, a Taki Pagamentos – startup credenciada do Denatran com soluções para facilitar diversos tipos de pagamentos – permite que as pessoas parcelem suas dívidas como IPVA, licenciamento e multas em até 12x no cartão de crédito, através do site da empresa ou nos postos de atendimento espalhados pela capital. “Facilitamos a vida dos contribuintes, que normalmente acumulam os débitos para licenciar tudo de uma vez à vista.
Agora, eles têm a oportunidade de parcelar em até 12x no cartão de crédito, deixando de circular com o veículo irregular. Eles precisam estar apenas com o número do RENAVAM em mãos e um cartão de crédito das principais bandeiras”, explica Diogo Cuoco, CEO da startup.

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