book_icon

Cinco desafios de pequenas empresas que a tecnologia soluciona

Em pesquisa recente, a instituição mostrou que cerca de 2,1 milhões de empresas fazem a contabilidade à moda antiga, no papel, e 73% não possui página na internet
Cinco desafios de pequenas empresas que a tecnologia soluciona

executivo caminha em túnel rodeados de números binários
O número de empreendedores cresce a cada ano no Brasil — fator que ocorre seja por necessidade ou oportunidade. E esse número deve continuar subindo, impulsionado pela retomada da economia brasileira — segundo o Banco Central, em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) deve aumentar 2,2% — quase o dobro do que foi registrado em 2019 (1,2%).
Na contramão desse contexto de expansão, de acordo com o Sebrae, uma a cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos de funcionamento e a principal razão é a dificuldade de planejamento e execução de algumas tarefas, incluindo a administração dos negócios.

Conhecer o cliente e saber do que ele precisa é ter domínio sobre os negócios. É nessa linha que o CRM (Customer Relationship Management) trabalha 

Em pesquisa recente, a instituição mostrou que cerca de 2,1 milhões de empresas fazem a contabilidade à moda antiga, no papel, e 73% não possui página na internet. Para auxiliar na mudança desse cenário, a Sage, empresa que atua no mercado em soluções de gestão na nuvem, listou algumas dicas que podem melhorar a rotina administrativa dos pequenos negócios e ajudá-los a crescer em 2020.
1 — Controle as atividades financeiras
Uma das atividades mais complexas para os empreendedores é administração financeira. Para driblar essa dificuldade, o primeiro passo é separar as contas pessoais das finanças da empresa — abra uma conta bancária jurídica, estabeleça um salário para você e nem pense em misturar o seu dinheiro com o do seu negócio. O segundo é adotar uma solução para administrar o fluxo de caixa e contar com tecnologia para auxiliar nesse processo. Por exemplo, os sistemas Sage NFe e Sage Financeiro são opções acessíveis que irão ajudar o empreendedor nesta atividade. Juntos, realizam respectivamente a emissão de notas fiscais e gestão de fluxo de caixa em uma mesma solução na nuvem, o que permite que a gestão seja realizada onde e quando o empreendedor quiser.
2 — Migre para a nuvem
As pilhas de documentos que antes enchiam os escritórios passaram a ocupar espaço na memória dos computadores. Porém, ainda assim, estão fisicamente presos a um dispositivo. O armazenamento em nuvem é uma tecnologia criada para resolver esse desafio e dar mais mobilidade e produtividade ao usuário, ou seja, ideal para a rotina do empreendedor. Com ela é possível guardar dados utilizando um servidor online, que está sempre disponível, em qualquer hora e lugar. Outro ponto importante é a garantia de continuidade dos seus negócios porque os fornecedores desse tipo de solução seguem um protocolo rigoroso de segurança e garantem que nenhum documento seja perdido. E tudo isso com pacotes que cabem no bolso do empreendedor.
3 — Dimensione seu estoque
Conhecer o estoque e saber a hora certa para comprar mais é essencial para prevenir prejuízos. O final de ano em uma loja, por exemplo, é extremamente corrido e dimensionar a quantidade de mercadorias armazenadas poderá ser o diferencial para lucrar mais nesse período e evitar a perda de mercadorias. É possível encontrar no mercado soluções com preços baixos, que oferecem mecanismos de gerenciamento de estoque integrados aos fluxos de compra e venda do negócio. Por exemplo, quando uma venda é efetuada, o próprio software dá baixa automaticamente no estoque do produto vendido e quando atingido um valor mínimo o sistema dispara um pedido ou cotação de compra.
4 — Conheça o seu cliente
Conhecer o cliente e saber do que ele precisa é ter domínio sobre os negócios. É nessa linha que o CRM (Customer Relationship Management) trabalha. Ele mapeia o perfil de cada consumidor — dos itens mais adquiridos até a frequência de compras — e gera indicadores que possibilitam ao empreendedor criar estratégias de vendas focadas em seus consumidores e assim estreitar o relacionamento com eles. É importante ressaltar que alguns sistemas são gratuitos por um curto período ou limitados a um certo número de recursos.
5 — Use os dados ao seu favor
Que os dados são o novo petróleo, todo mundo já sabe. Porém, para o empreendedor, reunir informações pulverizadas e extrair conclusões poderosas de planilhas é um desafio e tanto. Mas o mercado já criou opções que se adaptam a realidade do micro e pequeno empresário: são as chamadas soluções self-service BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios). Com parametrização simplificada e custo acessível, o próprio empreendedor consegue operá-las de forma autônoma sem a necessidade de um especialista. Essas ferramentas centralizam os dados que estão em diferentes locais — vendas, perfil dos clientes, performance de funcionários, resultados contábeis e entre outros serviços — criando análises dinâmicas através do cruzamento destes dados, que irão transformar o processo de tomada de decisão do negócio ou até mesmo resolver pequenos problemas do dia a dia, reduzindo custos e impulsionando as vendas.
 
 

administração financeira

Banco Central

Nuvem

pequenas empresas

Produto Interno Bruto (PIB)

Sage

soluções de gestão na nuvem

Tecnologia

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento