Tecnologia

Flex desenvolve bot para responder dúvidas de RH e otimizar gestão das empresas

Administrar folha de ponto e de pagamentos, gerenciar contratações e benefícios, desenvolver ações internas para engajamento, fazer o recrutamento e seleção, além de uma série de outras atividades

 O trabalho cotidiano do departamento de recursos humanos nas empresas não para e pode ficar ainda mais atribulado quanto maior for o número de colaboradores da corporação.

Para otimizar o trabalho do RH e garantir a melhor gestão do tempo, a Flex Relacionamentos Inteligentes, empresa que oferece soluções multicanais de relacionamento com o cliente, desenvolveu uma plataforma que usa inteligência artificial para sanar as principais dúvidas dos funcionários de uma companhia por whatsapp, evitando filas e interrupções para esclarecimento de dúvidas simples, como agendamento de férias, envio de documentos, banco de horas e obtenção de vales.

O sistema, contudo, é customizável de acordo com a necessidade de cada empresa 

A ideia surgiu da dor do próprio negócio e foi implementada primeiro nas unidades da Flex, que possui mais de 12 mil colaboradores em seu quadro. Na empresa, o bot já atende cerca de 1000 demandas por semana.

“Fizemos um mapeamento das principais dúvidas que os profissionais têm, validamos as respostas com todos os segmentos do RH, como benefícios, relações trabalhistas, recrutamento, desenvolvimento, e chegamos a 80 questões principais, que ensinamos o bot a responder”, explica Leandro Costa Schmitz, superintendente de Inovação da Flex Relacionamentos Inteligentes.

O sistema, contudo, é customizável de acordo com a necessidade de cada empresa. “Automatizar procedimentos padrões com o uso da inteligência artificial é uma tendência sem volta no mundo corporativo, pois traz inúmeros benefícios. Afinal, perde-se muito tempo e dinheiro com coisas que podem ser otimizadas. Com o bot, o departamento de RH pode focar atividades fins mais estratégicas para o crescimento da corporação”, destaca Schmitz.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos