Destaque Gestão

Segurança – física e cibernética – é fundamental para relaxar nas férias de julho

A Unisys apresenta dicas e aponta alguns dos cuidados necessários para que os usuários não sejam vítimas de armadilhas durante a temporada

Os dias de descanso das férias de julho estão chegando e criam possibilidades de se aproveitar o período para conhecer novos destinos ou explorar atrações locais. Espera-se uma movimentação maior de pessoas nas cidades, aeroportos e rodovias e, com isso, aumentam também os riscos relacionados à segurança física e cibernética. A Unisys, empresa global de tecnologia, reuniu abaixo alguns cuidados para que você não seja vítima de armadilhas durante a temporada:

1. Planeje com antecedência e verifique os alertas de autoridades locais
Após escolher o destino das tão aguardadas férias, inscreva-se em algum alerta de viagem ou de notícias da região ou do evento para receber atualizações sobre o tráfego e informações sobre possíveis contratempos. Se você pretende aproveitar o período para viajar sozinho, certifique-se de que seus amigos ou familiares saibam para onde você está indo, quando você planeja chegar e quando é esperado seu retorno para que todos estejam informados de sua localização.

2. Compre passagens e ingressos em canais oficiais e desconfie de promoções
A pesquisa Unisys Security Index 2019 aponta que 85% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um tipo de fraude cibernética no último ano – spam e phishing foram os golpes mais citados (54% e 42%, respectivamente). Essas seguem sendo técnicas muito populares (e efetivas) para os criminosos roubarem dados das vítimas. Por isso, fique atento a e-mails com promoções de passagens, ingressos, brindes ou similares – normalmente são fraudulentos. Além disso, verifique se o website que você está usando para comprar bilhetes mostra o ícone de cadeado seguro (cadeado SSL) no navegador e se o endereço começa com “https: //”. E, lembre-se, se os preços parecem bons demais para serem verdade, eles provavelmente não são tão bons assim. Em caso de dúvida, contate o suporte ao usuário da empresa fornecedora.

3. Fique atento e evite expor-se nas redes sociais
Falsos posts podem levá-lo a websites que visam o roubo de informações ou a distribuição de malware. Assim como no caso dos e-mails, posts com promoções de ingressos, brindes ou similares devem ser objeto de maior desconfiança. Além disso, lembre-se que seu post nas redes sociais pode ser visto por usuários que você não imagina. Por isso, fique atento à visibilidade atribuída a eles ao informar nas redes aonde você irá, o que vai fazer, ou mesmo ao fazer um check-in e tirar uma selfie tagueando local do evento.

4. Atualize seu celular e evite redes Wi-Fi não seguras
Não atualizar o sistema operacional e aplicativos em smartphones ou no computador pessoal aumenta sua exposição na rede. Falhas de segurança são publicadas com frequência e os criminosos estão sempre atentos em como explorá-las. O Unisys Security Index aponta que cerca de 70% dos brasileiros se preocupam com a segurança dos dados pessoais e de cartão de crédito em seus dispositivos quando usam Wi-Fi público em grandes eventos. Assegure-se de que seus dispositivos estejam atualizados com o software mais recente e use somente redes protegidas por senha. Redes Wi-Fi desprotegidas podem dar aos hackers acesso a dados críticos em seu smartphone.

5. Utilize VPNs
Durante o tempo off, caso precise acessar os dados da empresa, tais como e-mails ou outros, a partir de redes Wi-Fi locais de aeroportos, hotéis e restaurantes, utilize mecanismos seguros. Uma VPN não o protegerá de todas as ameaças, mas poderá assegurar que seus dados não sejam bisbilhotados enquanto estão transitando pela rede.

6. Utilize os recursos de segurança do seu smartphone
Os smartphones dispõem de recursos de segurança, como senha no bloqueio de tela. Use e assegure-se de que seja uma senha forte – há melhores práticas para a criação de senhas numéricas fortes e mesmo para desenhos de padrão de desbloqueio mais robustos. Você pode ainda habilitar recursos de localização para ajudar, em caso de perda (e recurso de apagar todos os dados, para uma situação de roubo do dispositivo).

7. Viaje tranquilamente
Não é necessário levar tudo o que você possui para uma viagem ou festival. Deixe os objetos de valor em casa e viaje apenas com o essencial – em seus bolsos e malas pequenas, se possível – para que você possa relaxar e se divertir. Mantenha o seu telefone carregado e leve consigo um carregador de baterias para garantir que ele estará disponível em caso de emergência.

Golpistas adoram turistas: enquanto você está deslumbrado e empolgado para explorar um lugar novo pela primeira vez, pode ficar especialmente vulnerável a criminosos que se aproveitam da sua confiança e desatenção. Fique atento e leve em conta as recomendações mencionadas acima para aproveitar as férias com o menor risco possível!

A Unisys é uma empresa global de tecnologia da informação com expertise em criar soluções seguras e de alto desempenho para corporações e governos ao redor do mundo. A companhia desenvolveu aplicações de segurança para alguns dos maiores eventos globais, como a Copa do Mundo da Fifa, o Superbowl e os Jogos Olímpicos.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos