Destaque Tecnologia

Nvidia Enterprise anuncia soluções inéditas de inteligência artificial no Brasil

Soluções de inteligência artificial aceleradas por GPU são apresentadas pela primeira vez ao mercado brasileiro

A Nvidia  anuncia que está trazendo pela primeira vez ao Brasil soluções desenvolvidas para a alta demanda computacional nas empresas, que a inteligência artificial exige. Entre elas está a família de supercomputadores Nvidia DGX. Trata-se de uma plataforma equipada com 4 GPUs Nvidia Tesla V100 desenvolvidas para técnicas de IA, otimizadas para deep learning e com um poder computacional equivalente a 4 racks de servidor em um formato de workstation. Hoje 70% das pesquisas de imagens médicas são baseadas em deep learning e a receita global de software de 22 casos-chave de uso de IA no setor de serviços de saúde crescerá até US$ 8,6 bilhões anualmente até 2025*. Os servidores Nvidia DGX são ideais para ajudar a processar e analisar grandes quantidades de dados gerados por diversas aplicações com enorme poder computacional. O servidor já está disponível no Brasil através da rede de parceiros autorizados da Nvidia: Accept, Decatron, Risc Technology e Atos.

Outra solução é a Jetson Nano, um mini computador de IA que possibilita a criação de milhões de sistemas inteligentes. O pequeno, porém poderoso, computador é compatível com a plataforma de AI Cuda-X e oferece 472 Gflops de desempenho computacional para executar cargas de trabalho de IA modernas, com alta eficiência energética e consumindo menos de 5 watts. A Jetson Nano inicialmente possui um kit para desenvolvedores (Developer Kit) que traz o poder da IA moderna para uma plataforma de baixo custo, possibilitando uma nova onda de inovação por parte dos fabricantes, inventores, desenvolvedores e estudantes. Eles podem desenvolver projetos de IA que não eram possíveis anteriormente e levar os já em desenvolvimento para um próximo nível — robôs móveis e drones, assistentes digitais, dispositivos automatizados, reconhecimento facial através de câmeras e muito mais. O kit vem com suporte imediato para Linux, compatibilidade com muitos periféricos e acessórios populares, além de projetos e tutoriais prontos para uso que ajudam os fabricantes a se familiarizarem com IA rapidamente. A Jetson Nano estará disponível no Brasil no segundo semestre de 2019.

Hoje 70% das pesquisas de imagens médicas são baseadas em deep learning e a receita global de software de 22 casos-chave de uso de IA no setor de serviços de saúde crescerá até US$ 8,6 bilhões anualmente até 2025 

A Nvidia apresenta ainda um dos componentes da mais nova plataforma de computação acelerada Nvidia EGX a GPU Nvidia Tesla T4, que foi criada para atender à crescente demanda de execução de IA chamada de edge computing, processando localmente uma grande quantidade de dados que eventualmente serão enviados para a nuvem. Até 2025, 150 bilhões de sensores de máquinas e dispositivos de IoT transmitirão dados contínuos que precisarão ser processados**, números maiores do que os produzidos atualmente por indivíduos que usam smartphones.

Os servidores equipados com a Nvidia Tesla T4, serão distribuídos em todo o mundo por provedores de computação corporativos globais como ATOS, Cisco, Dell EMC, Fujitsu, Hewlett Packard Enterprise e Lenovo. Eles também estão disponíveis nos principais fabricantes de sistemas de servidor e IoT: Abaco, Acer, Adlink, Advantech, Rack ASRock, ASUS, AverMedia, Cloudian, Connect Tech, Curtiss-Wright, Gigabyte, Leetop, MiiVii, Musashi Seimitsu, QCT, Sugon , Supermicro, Tyan, WiBase e Wiwynn.

“A divisão Nvidia Enterprise desenvolve soluções com alto poder computacional, para intensificar a adoção da inteligência artificial nas empresas, mostrando o valor da GPU, o motor de engrenagem para a IA moderna”, afirma Marcio Aguiar, Gerente Sênior da divisão Enterprise Nvidia na América Latina.

Por último, a Nvidia Quadro RTX 4000 traz para os mais de nove milhões de artistas e designers ativos, inovações como a capacidade de interagir com modelos complexos e cenas com iluminação de Ray Tracing, a velocidade mais rápida do setor para renderizar imagens realistas e novos recursos baseados em IA para acelerar o processo de produção. É a aplicação GauGAN, onde o usuário pode rascunhar formas geométricas básicas que através da Inteligência Artificial vão ser transformadas automaticamente em imagens, criando uma paisagem foto realística. Tudo isso foi possível através de uma rede neural treinada com milhões de imagens.

A Nvidia dedica-se a melhorar o mundo através do avanço da computação de alto desempenho, o instrumento essencial das descobertas científicas atuais. A companhia é pioneira na computação acelerada por GPU – uma forma de computação que alcança desempenho simplesmente impossível com computadores normais. Mais de um milhão de pesquisadores, cientistas de dados e profissionais de criação trabalham com a tecnologia Nvidia. Adicionalmente, a empresa fornece o mecanismo de computação que possibilita melhorar serviços de saúde e resultados de exames de imagens em pacientes, ajudar a criar cidades inteligentes para diminuição de congestionamentos, encontrar crianças perdidas com mais facilidade e até fornecer energia dinâmica para onde realmente é necessário, sem falar nos já conhecidos carros autônomos ao contribuir para melhorar simulações que vão tornar essa tendência uma realidade.

Referências:

*Tractica, “Artificial Intelligence for Healthcare Applications” (Inteligência Artificial para Aplicativos de Serviços de Saúde).
** White paper da IDC, patrocinado pela Seagate, “Data Age 2025: The Digitization of the World from Edge to Core” (Era dos Dados 2025: A Digitalização do Mundo da Borda ao Núcleo), novembro de 2018.

A invenção da GPU da Nvidia, em 1999, desencadeou o crescimento do mercado de jogos para PC, redefiniu os gráficos de computadores modernos e revolucionou a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning em GPUs deu início à inteligência artificial moderna, a próxima era da computação, com a GPU atuando como o cérebro de computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo.

Serviço
http://nvidianews.nvidia.com

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos