Canal de Distribuição Destaque

Edge computing retoma mercado para canais

A Vertiv alerta para os negócios que surgem ao redor desta tecnologia, que é uma das principais tendências para o mercado de TI

A Vertiv, empresa que atua com serviços de energia, refrigeração e infraestrutura de TI e integra o conjunto de marcas Liebert, Asco, Chloride, NetSure e Trellis, aponta oportunidades para o canal de distribuição com a Edge Computing. Em um momento de expansão, a companhia oferece oportunidades para parceiros de diferentes perfis, em todo o País, e indica a tecnologia de processamento de borda como excelente chance de lucro.  Complementar ao mercado e aos data centers de Cloud, suas soluções precisam ser vendidas por gente especializada; portanto, o canal é fundamental. Para a companhia, esta é a maior retomada de mercado para este elo da cadeia em TI.

Cerca de 70% dos data centers operam com colocation e estão concentrados na região Sudeste. “Estamos saindo da concentração de data centers para um formato modular; um mercado novo de processamento de dados”, acredita Rafael Garrido, diretor-geral da Vertiv no Brasil. Uma das soluções que vai ao encontro dessa perspectiva é o Smart Cabinet, unidade básica de mini data center oferecida pela Vertiv a seus parceiros.

Com o Smart Cabinet o parceiro de venda e implementação consegue projetar, implementar e gerenciar minis data centers

Com o aumento da complexidade da infraestrutura e mão de obra de serviços de missão crítica, a venda efetuada por pessoas capacitadas e treinadas é imperativo em todo o território nacional. “Monto a política de canais para que levem as soluções na ponta”, conta o executivo.

Vertiv Partner Program
O programa de canais abriga cerca de 50 solution providers e revendas nos níveis Platinum e Diamond. “Contamos com mais de 100 revendas homologadas”, destaca Garrido. Para este segundo semestre, ele pretende contratar uma pessoa dedicada para atender aos parceiros da Região Nordeste e conta que em Porto Alegre realizou “grande investimento” em logística.

Com 20 mil funcionários no mundo, tem presença no Brasil com escritório na cidade paulista de Sorocaba, onde mantém parte da operação e a fábrica. Possui filiais de vendas e serviços em Brasília, no Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e em São Paulo – Campinas e Barueri/Alphaville. “Atuamos no modelo de vendas direta e indireta, com revendas de TI, revendas de elétrica e, solutions providers“, conta o executivo da Vertiv no Brasil. Na base da Berrini, capital Paulista, tem 86 técnicos.

Com a meta de vender em todas as escalas, diversificando, inclusive para fomentar os canais, a Vertiv atua com venda direta nas chamadas contas numeradas, as globais. Porém, como não tem vendedor especificamente para atender a essa carteira, o parceiro é envolvido também nesses casos.

Os sete distribuidores com os quais atua fazem com que todo o portifólio da companhia chegue até às revendas. “Somos uma empresa friendly para canais”. Garrido aponta como diferencial o fato da companhia não segmentar as ofertas em nenhuma das frentes de serviços, produtos ou software.

Em junho de 2019, a companhia lançou o Vertiv ONE, programa de recompensas que integra o Programa de Parceiros Vertiv. Com ele, os profissionais que compõem o ecossistema da empresa no Brasil e na América Latina têm acesso a prêmios. Os participantes ganham pontos por venda, que variam conforme o valor alcançado ou a promoção do momento.

Smart Cabinet
Com a oferta Smart Cabinet – que é dotada de uma estrutura semipronta -, o parceiro consegue projetar, implementar e gerenciar minis data centers de forma ágil e confiável, segundo a Vertiv. De forma modular, ela contém o rack do data center; soluções de energia e ar condicionado, sendo que o DCIM é um opcional.
O parceiro agrega seus serviços e outras soluções de infraestrutura de data center ao Smart Cabinet.

“Já existem em todo o País linhas de financiamento para empresas interessadas em adquirir o Smart Cabinet e serviços, de forma facilitada”, avisa Garrido.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos