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7 perguntas em uma entrevista de emprego para cargos de gerência

O processo de seleção de profissional é a oportunidade que o recrutador tem diante do candidato para observar o seu comportamento, habilidades, competências e interesse pelo cargo ofertado. No entanto, a dinâmica de uma entrevista muda completamente quando se trata de uma vaga para cargo de gerência. Neste caso, o recrutador precisa elaborar uma entrevista mais estratégicas e criativas.

“Existem algumas diferenças fundamentais no perfil do profissional que almeja a posição de gerente: liderança, experiência, ambição e flexibilidade são características indispensáveis para obter sucesso na carreira. Durante a entrevista a conversa tem que ser direcionada para as experiências profissionais e evitar perguntas clichês”, destaca Wilma Dal Col, diretora do ManpowerGroup.

Confira abaixo os principais temas que o recrutador precisa abordar nessas entrevistas:

– O que a empresa precisa saber sobre você e que não está no seu currículo?

Abertura para que o entrevistado fale livremente sobre si e se sinta estimulado para falar sobre sua personalidade, formação e experiências.

– Como você venderia o produto/serviço da empresa?

Desafiar o candidato com este tipo de pergunta é necessário, pois é nesse momento que ele expressa sua criatividade e potencial.

– Qual é a conquista mais significativa na sua carreira?

Com essa pergunta consegue avaliar o comportamento pessoal e profissional do entrevistado, de modo geral e mais aprofundado.

– O que você mudaria no seu último emprego?

Questionar o que a pessoa mudaria no último emprego revela aspectos pessoais e o seu senso ético no ambiente corporativo.

– Qual foi a decisão mais difícil que você já teve que tomar em sua carreira?

Boa parte de tomar decisões é responsabilidade de um gerente, portanto questioná-lo para obter uma explicação de como chegou em tal decisão e o que levou em consideração ao tomar uma atitude é indispensável.

– Explique em cinco minutos, sobre um assunto complexo que você domina?

Este tipo de pergunta mostra como é o conhecimento e capacidade de desenvolver um raciocínio e ensinar para o próximo, para quem almeja o cargo de liderança é importante ter essa habilidade.

– O que você faz para se manter centrado?

Para um cargo de gerência uma habilidade importante é ter concentração e saber lidar com pressão, liderar diferentes personalidades são questões que o gerente precisa lidar e está ligado diretamente a concentração e disciplina.

Presente no Brasil desde 2000, o ManpowerGroup Brasil é referência no setor de recursos humanos, encontrando soluções inovadoras que ajudam candidatos e empresas de todos os portes e segmentos a vencer na Era do Potencial Humano. Nossas soluções geram valor e abrangem toda uma gama de necessidades, como recrutamento & seleção, mão de obra temporária, assessment, treinamento e desenvolvimento, gestão de carreira, RPO, Trade Marketing, TBO, MSP, consultoria e terceirização.

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