Destaque Mercado

Intuit quer estimular a digitalização dos escritórios de contabilidade

arquivos digitaisLançamento do software QuickBooks para contadores reuniu cerca de 200 empresários da área contábil que debateram a digitalização das empresas do setor e a oferta de serviços de maior valor. O grupo conheceu ainda pesquisas do Sebrae e da Intuit e assistiu palestra de integrante do Shark Tank Brasil sobre o futuro do empreendedorismo.

A Intuit, empresa desenvolvedora de sistemas de gestão financeira, lançou nesta última terça-feira, 4 de junho, em evento em São Paulo, o software QuickBooks Para Contadores. Durante a evento, Lars Leber, Country Manager da Intuit no Brasil, e Carlos Alberto Pereira Jr, consultor regional do Sebrae, entre outros convidados, abordaram os principais desafios do setor, como a digitalização das companhias e a oferta de serviços com maior valor agregado.

Empreender é uma jornada e precisamos da ajuda dos profissionais contábeis. Muitos anos depois de iniciar minha vida profissional aprendi o que é fluxo de caixa. Vocês (contadores) é que nos ajudam na gestão financeira das empresas 

A meta da Intuit com o QuickBooks Para Contadores é bem clara: auxiliar os escritórios contábeis na oferta de serviços com maior valor para seus clientes. “A ferramenta elimina a papelada, trazendo uma melhoria na comunicação dos contadores com seus clientes, e agrega processos, controles e ações digitais. Com uma maior agilidade e informações claras, os profissionais de contabilidade podem se organizar melhor e oferecer serviços de maior valor agregado para seus clientes. Queremos que os contadores se tornem verdadeiros consultores”, aponta Juliana Barbiero, Head de Marketing da Intuit Brasil. Ela revelou ainda que os 100 primeiros a assinar o QuickBooks Para Contadores terão acesso a um workshop de tecnologia para fazer essa transição rumo ao Escritório do Futuro, programa da Intuit Global focado na digitalização e inovação dos escritórios de contabilidade.

Em sua apresentação de boas-vindas do evento, Leber ressaltou a importância dos contadores na sua trajetória como empreendedor e gestor de empresas. “Empreender é uma jornada e precisamos da ajuda dos profissionais contábeis. Muitos anos depois de iniciar minha vida profissional aprendi o que é fluxo de caixa. Vocês (contadores) é que nos ajudam na gestão financeira das empresas”, argumentou.

A transformação digital dos escritórios de contabilidade também faz parte de pesquisa do Sebrae sobre o setor, apresentada por Pereira Jr, consultor regional do Sebrae. Afinal, ao entrevistar 6.054 escritórios que atuam junto a Microempresas e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) se verificou que os serviços ofertados ainda são: 97% de serviços básicos e 57% de planejamento tributário, com relatórios de desempenho ou mesmo análises voltadas aos negócios ainda sendo pouco exploradas, respectivamente, com 29% e 25%. Ou seja, o setor ainda atua de forma tímida.

Um dado chama a atenção, do lado da demanda das Médias e Pequenas Empresas. A partir de uma oferta mais elaborada e voltada para a análise dos números e dos negócios dos escritórios de contabilidade, 54% desses clientes afirmaram que poderiam pagar até 20% a mais pelos serviços. Premissa que é corroborada pela pesquisa da Intuit, que apontou que a partir de um novo modelo de digitalização dos escritórios contábeis será possível oferecer serviços mais elaborados e analíticos e estabelecer um novo modelo de precificação com um consequente aumento das margens.

Com o tema “A experiência de clientes e contadores com o QuickBooks”, o evento promoveu uma mesa redonda com os empreendedores contábeis Alexandre Guimarães, da Numeric, Cassiano Oliveira, da First Contabilidade, e Marcelo Borges, da MM Solutio. Eles falaram de suas experiências bem-sucedidas e do processo de modernização de suas operações. “É uma tendência (a digitalização) de nossas operações. E o cliente começa a ver as ferramentas, como o QuickBooks, como um meio e não como um fim. Podemos montar dashboards, analisar resultados e indicar ações a partir dele. Quem nos enxerga apenas como um braço coletor de impostos ficará para trás”, garante Oliveira.

Ao final, a empreendedora e apresentadora do Shark Tank Brasil, Camila Farani, também trouxe ao evento um pouco da sua experiência e provocou a plateia presente sobre a jornada de empreender e a importância em agregar valor aos serviços oferecidos aos clientes. “A transformação digital precisa chegar até os escritórios de contabilidade. Inovação é mais do que o futuro, é o presente! O domínio da operação dos seus clientes está na mão de vocês, especialmente com as funcionalidades do QuickBooks, e vocês podem analisar e indicar caminhos para os clientes”, concluiu.

A Intuit desenvolve sistemas de gestão financeira que simplificam e impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas, além dos de profissionais autônomos. O portfólio de produtos da empresa no Brasil é da família QuickBooks, que tem mais de 4 milhões de usuários ao redor do mundo. Os sistemas do Brasil incluem: QuickBooks Online, QuickBooks ZeroPaper, QuickBooks MEI e QuickBooks para Contadores.

Fundada em 1983, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de 6 bilhões de dólares no ano fiscal de 2018. Considerada pela Forbes uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit está presente no Brasil desde 2015 e tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel e Reino Unido.

Serviço
www.quickbooks.intuit.com/br.

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório