Carreira

Técnicos de 20 empresas testam soluções e trocam experiências em treinamentos de cibersegurança

Companhias deslocam profissionais para uma jornada de 8 meses de treinamento em soluções de segurança de aplicações; proteção de dados; visibilidade de ameaças; resposta a incidentes; controle de usuários privilegiados; e segurança em nuvem

 Programa educacional dá aos diversos profissionais de TI uma experiência prática, para avaliar o desempenho das ferramentas conforme seu contexto e suas prioridades, com uma visão de todas as camadas de cibersegurança.

Profissionais de 20 companhias – entre as quais grandes empresas financeiras, indústrias de vários ramos e fintechs – participam da primeira edição do Cylk Security Lab 2019, um programa da Cylk Technologing para contribuir na formação das competências necessárias à gestão e operação de cibersegurança.

Os treinamentos duram 4 horas, cada sessão e são hands on (treinamento prático). Ao final do programa, serão 36 horas e a Cylk provê as condições (estacionamento, almoço etc.) para que os participantes aproveitem ao máximo o tempo 

“Os líderes dessas companhias perceberam os desafios que os times de cibersegurança enfrentam para dar conta do cenário de ameaças, gerenciar todo o aparato de defesa e, ao mesmo tempo, manter a empresa ativa e habilitar novos negócios, que por sua vez sempre acrescentam demandas de segurança ou compliance”, reconhece Alexandre Martinez, diretor da unidade de Cybersecurity da Cylk.

“Com o apoio técnico de fornecedores e colaboração de toda a equipe que acompanha o dia a dia das organizações, criamos programas objetivos e direcionados às necessidades do time técnico. Com o CYLK Security Lab oferecemos essa contribuição à comunidade de cibersegurança”, acrescenta.

“A escassez de especialistas em cibersegurança é um problema mundial e acentuado no Brasil. Para se ter uma ideia, nos EUA, o número de profissionais com certificação CISSP (Certified Information System Security Professional) é de 84 mil, enquanto no Brasil, apenas 430 profissionais possuem tal certificação”, constata Alexandre. “Percebemos que os times técnicos têm pouca oportunidade de conhecer todas as tecnologias e ferramentas. Criamos então um formato em que, em relativamente pouco tempo, o profissional possa ter uma noção das funcionalidades e da contextualização da tecnologia conforme as prioridades de sua organização”, complementa.

O primeiro treinamento ocorreu em 25 de abril e foi voltado à segurança na esteira de desenvolvimento das aplicações (DevSecOps), o segundo em 16 de maio, sobre visibilidade, segurança e testes de performance para redes físicas e virtuais e também, no dia 6 de junho,  sobre gestão de privilégios, outros treinamentos mensais ocorrem até novembro.

Respostas objetivas para quem conhece os desafios do dia a dia
As empresas participantes desse programa do Cylk Security Lab podem alternar os especialistas que fazem cada treinamento, de forma que encerra o ciclo com uma equipe multidisciplinar. Essa segmentação tem duas vertentes de qualificação do treinamento: ao trazer o profissional diretamente responsável por determinada disciplina/função (como configuração de firewall ou proteção de dados, por exemplo), a definição dos problemas e a construção das soluções começam em um patamar mais maduro e realista. A conversa entre participantes com experiências, atribuições e dores comuns também torna o encontro mais produtivo.

O Cylk Security Lab é uma iniciativa da unidade de negócio Cylk Cybersecurity, que ganhou uma nova estrutura neste ano, diante da prioridade que a cibersegurança ganhou entre a base de clientes. “Os volumes de dados e o ritmo de entrega dos serviços se multiplicam, assim como ocorre, em contrapartida, com os riscos e ameaças. Temos ainda a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) na agenda de segurança e compliance. E tudo isso acontece ao mesmo tempo em que as empresas precisam evoluir em sua transformação digital. A cibersegurança, portanto, tem uma dupla função: proteger o negócio e habilitar os negócios, que depende cada vez mais de dados”, descreve Alexandre.

Os treinamentos duram 4 horas, cada sessão e são hands on (treinamento prático). Ao final do programa, serão 36 horas e a Cylk provê as condições (estacionamento, almoço etc.) para que os participantes aproveitem ao máximo o tempo. “A leitura de material técnico ou as demos de produtos continuam importantes, mas uma experiência hands on permite uma tomada de decisão ainda mais consciente e assertiva”, observa Alexandre. “Sabemos das dificuldades de se deslocar um profissional durante mais de um dia e temos que fazer tudo para aproveitar ao máximo esse tempo”, acrescenta.

O grupo de empresas dessa primeira edição do programa já está fechado até o final deste ano e os participantes passarão por uma jornada de conteúdo multidisciplinar, envolvendo os seguintes assuntos:

● De DevOps para DevSecOps: proteção do código durante a trilha de desenvolvimento (MicroFocus)
● Visibilidade, segurança e testes de performance para redes físicas e virtuais (IXIA)
● Cofre e armazenamento de senhas privilegiadas, monitoramento de acessos aos servidores e detecção de ameaças – Inteligência artificial (CyberArk)
● Edição especial: Mentoria para certificação CISSP
● Treinamento prático de detecção e resposta a incidentes. Palo Alto)
● Anonimização, mascaramento e criptografia de dados (Vormeric)
● Alto poder de integração entre CASB e DLP (Forcepoint)
● Detecção e resposta a incidentes com visibilidade e controle do acesso à rede (Palo Alto e ForesSout)

Sendo uma das empresas do Grupo IHC, a Cylk se dedica àqueles profissionais e empresas que estão sempre se aperfeiçoando, que buscam soluções de TI criativas e inovadoras para reduzir custos, mitigar riscos e ganhar agilidade em seus negócios. Esta filosofia de trabalho é a base de nossa cultura de inovação. Oferecemos aos nossos clientes muito mais do que soluções tecnológicas: entregamos inteligência e qualidade, comprovadas em projetos de alta complexidade, para empresas líderes em seus segmentos, em três áreas de negócios: Cylk Cybersecurity | Cylk Multicloud | Cyk Connectivity.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório