Inglês Internacional

Diretor da Abrint, Basílio Perez, é eleito o primeiro presidente da LAC-ISP

A eleição ocorreu nesta quarta-feira (08/05), em Punta Cana, na República Dominicana

• Atualmente, fazem parte da LAC-ISP (Federação de Associações de Provedores da América Latina e do Caribe) o Brasil, Argentina, México, Colômbia e Equador

Basílio Perez, diretor da ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), foi eleito nesta quarta-feira (08/05) o primeiro presidente da recém-criada LAC-ISP (Federação de Associações de Provedores da América Latina e do Caribe).

Atualmente, a LAC-ISP é composta por associações do Brasil, Argentina, México, Colômbia e Equador, que se reúnem de forma virtual e, sempre que existe algum evento de forma presencial 

A ABRINT, que liderou a criação da entidade junto a outras associações latino-americanas de provedores, ocupa outros cargos importantes na diretoria da entidade. O conselheiro Carlos Ariel Guarisco Ferreira será o segundo secretário e Breno de Castro Laranjo Vale, que é presidente do conselho da ABRINT, será o primeiro tesoureiro. Como primeiro secretário foi eleito Esteban Lescano da associação Cabase da Argentina. Como segundo tesoureiro foi eleito Marcelo de Ambrosio da Cappi também da Argentina.

A vice-presidência será ocupada por Ariel Grazier da Cabase da Argentina. Completa a diretoria Ricardo Acosta Mejia, da associação mexicana WISP, eleito para Diretor Vocal. O conselho consultivo da LAC-ISP será presidido por Wardner Maia, que também é conselheiro da ABRINT.

A eleição ocorreu em Punta Cana, na República Dominicana, paralelamente à primeira reunião do ano do LACNIC, Registro de Endereços da Internet da América Latina e do Caribe.

A ideia da cooperação entre países surgiu um 2013 durante uma reunião da ICANN em Buenos Aires onde foi assinado um acordo de cooperação entre a ABRINT e a Cabase. A ideia veio evoluindo ao longo dos anos quando em 2018, durante uma conferência da LACNIC em Rosário, Argentina, foi elaborada a primeira versão do estatuto da LAC-ISP, que veio a ser consolidado em fevereiro deste ano, em Cartagena, Colômbia. A criação da Federação foi oficializada em 30 março, quando Breno Vale, presidente do Conselho de Administração da ABRINT, e Ariel Graizer, presidente da Cabase, (as duas associações que encabeçaram a iniciativa) assinaram o estatuto na Casa da Internet, em Montevidéu, no Uruguai.

Atualmente, a LAC-ISP é composta por associações do Brasil, Argentina, México, Colômbia e Equador, que se reúnem de forma virtual e, sempre que existe algum evento de forma presencial. “Agora iremos iniciar um levantamento sobre as diferentes realidades do mercado provedores de internet de cada país e analisar como replicar os bons resultados e combater os problemas existentes. As causas são muito parecidas, mas existem prioridades diferentes”, afirma Basílio Perez.

Neste momento, o LACNIC está oferecendo um espaço na Casa da Internet, em Montevidéu, Uruguai, para servir como sede da LAC-ISP. Além do apoio logístico existente, o país se mostra um local estratégico uma vez que possui facilidades para registros e documentações de ONGs Internacionais.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório