book_icon

ABB lança aplicativo para visita virtual ao seu Centro de Treinamento de Robótica

ABB lança aplicativo para visita virtual ao seu Centro de Treinamento de Robótica
ABB lança aplicativo para visita virtual ao seu Centro de Treinamento de Robótica

A ABB, empresa pioneira de tecnologia para indústrias digitais, acaba de lançar um aplicativo que permite ao público conhecer mais sobre robótica ao realizar uma visita virtual às instalações de seu Centro de Treinamento, localizado no complexo industrial da companhia em Guarulhos (SP). Disponível nas lojas virtuais (Apple e Play Store), o download do “Robótica ABB RA” é gratuito e apresenta todas as instalações e tecnologias utilizadas no ambiente.

O Centro de Treinamento de Robótica da ABB, que recebeu recentemente o investimento de R$ 1 milhão para modernização, é um espaço dedicado ao ensino prático e teórico para estudantes de engenharia e profissionais da indústria que buscam aprofundamento e capacitação em tecnologia de ponta. Lá é possível desenvolver habilidades que estão em falta no País, incluindo programação tradicional de robôs, engenharia e operações, bem como as mais recentes tecnologias colaborativas de automação e digitais. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, menos de cinco por cento das empresas do país podem ser classificadas como “Indústria 4.0”.

Com esse aplicativo, esperamos que mais pessoas possam conhecê-lo, despertando o interesse pela robótica, e consequentemente, contribuindo para a nossa meta de triplicar o número de treinamentos realizados no local 

O espaço reúne os mais atuais robôs da ABB que desempenham atividades diversas na produção industrial, como pintura, montagem, solda, encaixotamento e outras manipulações. Entre eles o o YuMi, robô colaborativo de dois braços da ABB utilizado na indústria para executar tarefas de precisão. Outra solução da ABB disponível no Centro é o software RobotStudio, que permite realizar simulações do ambiente fabril com programações idênticas às usadas no chão de fábrica. Equipamentos de realidade virtual tornam estas simulações ainda mais reais.

Hoje em dia, a manufatura é caracterizada pela personalização em massa – com produtos em lotes menores mas com maior variedade e em ciclos de vida mais curtos. Isso exige que as fábricas sejam flexíveis e ágeis para essas mudanças. Ao conectar os robôs a novas soluções digitais avançadas, os fabricantes no Brasil estão melhorando a flexibilidade e a produtividade de suas operações para acompanhar o mercado. Essas soluções incluem tudo, desde colaboração aprimorada entre humanos e robôs até ferramentas de comissionamento virtual sofisticadas que podem ajudar os fabricantes a trazer novos produtos ao mercado mais rapidamente.

“Nosso centro de treinamentos é um local estratégico para a capacitação de novos profissionais para o mercado de automação e robótica. Com esse aplicativo, esperamos que mais pessoas possam conhecê-lo, despertando o interesse pela robótica, e consequentemente, contribuindo para a nossa meta de triplicar o número de treinamentos realizados no local. Além disso, essa é mais uma inovação que permite que interação das pessoas conosco”, diz Rodrigo Bueno, gerente geral de robótica da ABB.

A ABB, empresa de tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais. Com um histórico de inovação de mais de 130 anos, a ABB atua em indústrias digitais com quatro negócios líderes globais focados no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Movimento e Robótica e Automação Discreta, suportados pela plataforma digital ABB Ability. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020.

Serviço
www.abb.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital