A Linx, especialista em tecnologia para o varejo, acaba de divulgar um retrato sobre o desempenho do varejo no Dia das Mães deste ano. Segundo a empresa, as vendas feitas na véspera da data comemorativa cresceram 17% em relação ao mesmo sábado de 2018.
A novidade deste ano é que as vendas omnichannel – aquelas que envolvem integração de canais – tiveram impacto significativo no resultado do período. Na quinzena do dia das mães (29 de abril a 12 de maio), 46% dos pedidos feitos no e-commerce foram processados por lojas físicas. Neste sentido, 16% de todas as encomendas foram retiradas em pontos de venda tradicionais. Eles foram ainda responsáveis por enviar 30% das compras ao consumidor final, em vez de esperar que um centro de distribuição fizesse este trabalho.
Só no segmento de moda feminina, houve um aumento de 68% no número de pedidos feitos online e retirados em lojas físicas na semana do dia 6 a 12 de maio, em comparação com o período de 29 de abril a 5 de maio. Segundo a Linx, essa modalidade foi uma aliada dos filhos.
Varejo físico
O estudo da Linx considerou também as vendas realizadas apenas em lojas físicas, sem ligação com o ambiente online. Analisando a performance de produtos de segmentos como moda, beleza, eletrônicos e joias na véspera do Dia das Mães, o comércio vendeu 61,5% a mais que um sábado comum de abril, por exemplo. O recorte levou em conta mais de 10 mil estabelecimentos atendidos pela empresa, ativos tanto em 2018 quanto em 2019.
Comparando com o ano anterior, produtos como roupas, cosméticos, joias e perfumes tiveram um aumento nas vendas de 5,05%, com ticket médio de R$177,32. Em paralelo, itens tecnológicos, como eletrônicos, telefonia e fotografia, subiram 15,12% nas vendas, e tiveram o ticket médio de R$630,83.
Quando o assunto é promoção, os consumidores do Nordeste foram os mais atraídos pela redução de preços, já que cerca de 11% das vendas realizadas na região foram com produtos com pelo menos 10% de desconto. Neste contexto, o Sul vem logo em seguida com 10% de vendas em produtos promocionais, enquanto o Sudeste teve um índice de 9,82%. Na sequência, o Norte aparece com 9,04% e, o Centro-Oeste, com 7,58% das vendas de itens com preços mais em conta.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo