Uma solução inovadora para segurança de perímetros, praticamente invisível, em que um cabo comum de fibra óptica atua como sensor de vibração avançado e ultrassensível, capaz de detectar e classificar diferentes tipos de ameaças e, ainda, emitir alarmes em tempo real. A novidade é o principal resultado de um projeto desenvolvido pela empresa Alfa Sense em parceria com a Unidade Embrapii CPqD, que contou com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Batizada de Fence: Lite, a solução será apresentada em primeira mão no estande da Alfa Sense na Exposec 2019 – Feira Internacional de Segurança, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, no São Paulo Expo, na capital paulista. “Estamos trazendo para o mercado brasileiro uma solução avançada, de alto desempenho, com tecnologia totalmente desenvolvida no país, o que possibilita custo competitivo em relação às soluções atualmente disponíveis, além de assistência técnica local”, afirma Hamilton Silva, diretor da Alfa Sense.
Marcos Sanches, gerente de Soluções em Sensoriamento do CPqD, ressalta que a nova tecnologia é fruto da experiência de mais de 20 anos da organização no desenvolvimento de sensores ópticos para vários setores do mercado – entre os quais se destacam energia, óleo e gás e mineração. “A parceria com a Alfa Sense vai ao encontro da tendência de fomentar a indústria nacional, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, e de levar ao mercado soluções locais, adaptadas à nossa realidade, gerando valor para o cliente e para a sociedade. Esse é, justamente, o papel da Unidade Embrapii CPqD em conjunto com o SEBRAE”, diz Sanches.
Hamilton Silva destaca o conceito inovador da solução Fence: Lite, que deverá revolucionar o mercado de segurança. “Essa nova tecnologia óptica reduz muito o risco de defeitos e vandalismos em campo, pois não há qualquer elemento eletrônico em todo o perímetro; apenas a fibra óptica passiva que atua como sensor”, explica. Ele acrescenta que a solução tem instalação simples, rápida e de baixo custo, uma vez que não requer infraestrutura em campo, e ainda apresenta a vantagem de não gerar falsos positivos (alarmes falsos). “O perímetro nunca fica vulnerável, pois o sistema detecta todas as possíveis formas de intrusão, seja por meio de tentativa de escalada, corte no alambrado, quebra do muro, corte da fibra, escavação, túneis, ou outras artimanhas utilizadas pelos criminosos”, enfatiza o diretor da Alfa Sense.
Segundo ele, a tecnologia também pode funcionar em conjunto com outras soluções voltadas à proteção perimetral – como câmeras, sirenes, centrais e painéis de alarme, leitores Rfid e softwares de terceiros -, o que representa um diferencial em relação a outros sistemas disponíveis no mercado. “Além de detectar a invasão, nossa solução permite identificar a própria intenção de se praticar a ação e ainda informa o local com precisão, em tempo real”, ressalta Hamilton Silva. No caso de uma ameaça, é possível programar ações como, por exemplo, acender holofotes, emitir sinais sonoros ou direcionar câmeras para o local, entre outras.
A solução Fence: Lite foi desenvolvida para ser usada tanto no perímetro de um condomínio como em áreas maiores (média e grande distâncias). “Criamos um produto para atender às necessidades do Brasil e da América Latina”, conclui Hamilton Silva.
Serviço
[email protected]
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade. O CPqD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado.
Serviço
www.cpqd.com.br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo