Com o objetivo de promover uma gestão inovadora, inteligente e que preze pela celeridade e transparência das demandas da população, a prefeitura de Aracaju (SE) está promovendo uma informatização completa dos serviços prestados por todos os órgãos e secretarias do Poder Executivo Municipal. Com isso, o município será a primeira capital do Brasil a adotar uma comunicação 100% eficiente e digital junto aos cidadãos.
Intitulado AjuInteliGENTE, o projeto tem como principal ponto de inovação o atendimento da prefeitura com a população. Com a gestão totalmente digital, o acesso do cidadão com o poder municipal poderá ser feito a qualquer hora do dia sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Ou seja, ele poderá fazer qualquer solicitação direto de casa. A expectativa é que os mais de 650 mil habitantes da capital sergipana sejam diretamente impactados com serviços mais ágeis, transparentes e eficientes.
A medida, que teve início oficial em 14 de maio, está sendo aplicada em parceria com a 1Doc, uma das GovTech do Brasil. A plataforma agiliza a comunicação e a gestão documental, com uma tecnologia que possui mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos, gerando a celeridade dos atos administrativos e permitindo transparência e acesso à informação para todos os cidadãos.
De acordo com estimativas preliminares, ao informatizar todos os processos da gestão pública, é esperado que a administração municipal gere uma economia de recursos da ordem de mais de R$ 190 mil por mês. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel. Com a informatização completa da gestão, os processos já nascem digitais e proporcionam, entre outros benefícios, que o atendimento ao cidadão seja simples e transparente. Além disso, serão poupados mais de 150 árvores e 11,5 milhões de litros de água por mês.
Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a iniciativa faz parte do lema principal da sua gestão de tornar a cidade mais humana, inteligente e criativa. “O AjuInteliGENTE é uma plataforma extraordinária porque traz o melhor da tecnologia para facilitar os processos, de forma econômica e sustentável”, afirma. “Mas o maior ganho é seu caráter democrático, uma vez que empodera os cidadãos e promove o acesso direto aos serviços da cidade. O resultado é uma Aracaju mais moderna e inteligente, e que, por meio de soluções criativas, valoriza seu principal elemento: as mulheres e homens que vivem nela”, complementa o prefeito.
A primeira etapa de informatização dos processos da gestão de Aracaju contemplará os órgãos que mais possuem demandas da população. Dentre as pastas estão a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Secretaria Municipal da Fazenda, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, além da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a Empresa Municipal de Urbanização e a Controladoria Geral do Município. De acordo com a secretaria de administração da cidade, estima-se que em 12 meses todas as secretárias do município estarão integradas.
A iniciativa da prefeitura de Aracaju em se tornar a primeira capital do País a ter seus processos 100% digitais faz da gestão pioneira em inovação em todo o território brasileiro. A tendência é que em poucos anos todos os órgãos públicos disponibilizem acessos mais ágeis, eficientes e transparentes aos seus públicos, seja ele interno ou externo. A capital de Sergipe dá um passo inédito em tornar a gestão mais assertiva. Os principais pontos de mudança serão:
Memorandos
Documentos em papel que antes acumulavam-se rapidamente serão totalmente informatizado, levando à redução do arquivo atual. A comunicação interna será padronizada, fazendo com que a informação chegue rapidamente ao responsável por sua resolução. A informatização evitará pedidos informais, sendo registrado as solicitações, tanto de caráter informativo, como de solicitações. Cada documento eletrônico enviado corresponderá, ao menos, a duas impressões economizadas.
Circular
Da forma atual, para cada comunicado oficial, é necessário imprimir as circulares, fazer dezenas ou centenas de cópias, distribuindo fisicamente em todos os prédios. Com a informatização, as circulares serão oficiais e chegarão a seus destinatários em um clique. Haverá a possibilidade de ver quem leu, garantindo ciência das informações. Centenas de impressões serão economizadas a cada circular enviada, garantindo melhor aproveitamento dos recursos e colaborando com o meio ambiente.
Ouvidoria
Os cidadãos registram pedidos e solicitações diretamente no site da Prefeitura, via smartphone ou em atendimento presencial. As demandas são organizadas internamente e entregues a quem realmente resolve. Com isso, ele receberá uma cópia do atendimento e de todas as atualizações via e-mail e/ou SMS. O gestor público saberá quando o cidadão abriu os e-mails de notificação, sendo proativo para agilizar o atendimento.
Protocolo
A população pode iniciar processos sem sair de casa e receber atualizações assim que forem encaminhados e resolvidos. Tudo será feito eletronicamente, garantido que nada seja perdido ou extraviado, com a organização e liberação para as Secretarias responsáveis. Todos os envolvidos recebem notificações quando as tramitações ocorrem, e os gestores têm acesso a indicadores e estatísticas de atendimento.
Liberação de alvarás
Possibilita análises prévias, validação e classificação de documentos e encaminhamento de processos de forma automática e ágil. Estima-se uma redução significativa no tempo de tramitação desses processos, que hoje levam em torno de 60 dias para serem concluídos. Todo o processo será digital e permitirá que os próprios técnicos das prefeituras possam realizar a geração de documentos específicos para cada contexto com a criação de modelos de forma intuitiva sem a necessidade de possuir conhecimentos em desenvolvimento de sistemas ou inteligência artificial.
Assinatura Digital
Com trâmites 100% digital, a prefeitura não terá mais necessidade de imprimir processos para assinatura. Com a tecnologia de informatização, o servidor poderá assinar o documento digitalmente.
Fundada no ano de 2014 em Florianópolis (SC) por Jéferson de Castilhos e Jaison Niehues, a 1Doc é uma plataforma em nuvem que auxilia os servidores públicos a organizar o trabalho, se comunicar melhor e atender as demandas da população com maior eficiência, transparência e engajamento. Além de substituir o papel a partir do registro das demandas internas e externas dos órgãos, a ferramenta monitora o andamento das rotinas diárias em cada setor do órgão, dando total transparência de onde estão as informações e quando deve ser resolvido. A 1Doc já está presente em diversas prefeituras do País.
Serviço [email protected]
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