book_icon

Majitec desenvolve app móvel em GeneXus para Órgãos Executivos de Trânsito

Integradora de soluções de Tecnologia da Informação fornece soluções móveis homologadas pelo Denatran para fiscalização municipal do trânsito
Majitec desenvolve app móvel em GeneXus para Órgãos Executivos de Trânsito

A Transformação Digital chega aos Órgãos Executivos de Trânsito (OET), que respondem pela municipalização do trânsito e são ligados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), por meio da Majitec, integradora de soluções de Tecnologia da Informação, que adotou a plataforma de Inteligência Artificial da GeneXus para desenvolver aplicativos móveis voltados à fiscalização municipal do trânsito.
Fornecida pela Heurística, distribuidora regional da GeneXus Brasil, a ferramenta da GeneXus é a principal tecnologia usada no desenvolvimento de projetos pela Majitec há cerca de 30 anos e, para este projeto, a integradora decidiu dar continuidade ao uso da solução low-code, uma vez que o modelo não exige conhecimento em diversas linguagens de programação existentes, o que facilita à Majitec focar apenas nas necessidades do negócio e dos usuários.

Para este projeto, ligado à mobilidade urbana, as soluções desenvolvidas pela Majitec foram homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e já estão em uso nas Prefeituras Municipais de Russas, Pacajus e São Gonçalo do Amarante, no Estado do Ceará. Os aplicativos atendem aos processos de fiscalização, operação, engenharia e educação de trânsito por meio de duas interfaces: uma direcionada aos agentes de trânsito e outra, aos munícipes.

Para este projeto, ligado à mobilidade urbana, as soluções desenvolvidas pela Majitec foram homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e já estão em uso nas Prefeituras Municipais de Russas, Pacajus e São Gonçalo do Amarante, no Estado do Ceará 

Do ponto de vista dos agentes fiscalizadores de trânsito, o aplicativo propicia, por meio da interface denominada Via Agente, uma atuação em campo mais assertiva, ágil e produtiva, além de alinhada à nova economia digital. “A Transformação Digital do processo de fiscalização do trânsito elimina o uso do papel pelos agentes e, consequentemente, o retrabalho e a falta de consistência das informações, como também insere à máquina pública em uma nova forma de fazer gestão, que é pautada em tecnologias digitais ”, explica o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi.

Entre os recursos de uso dos agentes, com auxílio de tecnologias OCR e vocalização, estão as Autuações com e sem veículo, as Consultas de Veículo (Renavam) e de Habilitação (Renach), o Recolhimento de Veículo, Documentos e Materiais, o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito, o Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora, entre outros. As contravenções podem ser embasadas por fotos, vídeos e checklists, além de serem impressas em tempo real, utilizando uma impressora térmica. Os comunicados e recibos de multas são enviados via SMS ou por e-mail a partir da consulta dos dados do infrator no banco de dados da Prefeitura.

Já o Via Público, como é denominada a versão do aplicativo para os munícipes, disponibiliza recursos como o Credenciamento de Idosos e Pessoas com Deficiência, a Consulta de Dados do Veículo ou da Habilitação, a Abertura do Recurso de Defesa de Multas, a Solicitação de Indicação do Condutor, a segunda Via de Infração de Trânsito, entre outros recursos. “O aplicativo torna a interface com o governo mais transparente, desmistificando, desta maneira, a morosidade dos processos públicos”, aponta Antônio José de Oliveira, CEO da Heurística.
Tanto o Via Agente, quanto o Via Público operam integrados ao software de gestão desenvolvido pela MAJITEC para atender aos OET, que acompanham o Processamento das Infrações de Trânsito, o Julgamento Eletrônico das Defesas de Multas, a Digitalização de Documentos, entre outros processos.

Pensando numa gestão completa do trânsito, a Majitec também desenvolveu um sistema de Business Intelligence para os tomadores de decisão. A ferramenta pode ser acessada tanto por dispositivo móvel, quanto via desktop, e apresenta, por meio de indicadores e dados analíticos, o monitoramento do trabalho dos agentes de trânsito, bem como o mapeamento geográfico das autuações.

“A solução de BI fecha o ciclo de atendimento de ponta a ponta ao OET fornecendo uma visão competitiva e de alto valor agregado aos processos públicos de trânsito”, pontua o Marco Castro, CEO da Majitec, acrescentando que o monitoramento via Drones também é um dos serviços disponíveis para os gestores que necessitam de informações em tempo real sobre os eventos do trânsito e do tráfego em vias públicas.

As soluções desenvolvidas pela Majitec, de acordo com Recchi, abrangem todos os processos internos e externos das Secretarias de Trânsito, sendo um importante referencial de uso na fiscalização de trânsito no Brasil. “Temos mais de 5,6 mil Prefeituras no Brasil, cujos órgãos municipais de trânsito podem adaptar e implementar sistemas que tornem as operações mais transparentes, produtivas e em conformidade com a Era Digital”, finaliza ele.

GeneXus é uma plataforma de desenvolvimento software multiplataforma há mais de 25 anos, que permite adotar novas tecnologias rapidamente. A plataforma usada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.

Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, Estados Unidos, Japão e México. Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.

Serviço
www.genexus.com/pt/global

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.