book_icon

Simplicidade e eficiência na gestão de contas a receber

A automatização do gerenciamento de contas pode garantir a saúde do sistema financeiro de empresas
Simplicidade e eficiência na gestão de contas a receber

Quando se fala em automatização da Gestão Financeira de uma empresa, o que se procura é um software adequado que reúna condições de gerenciar tudo em apenas um sistema, centralize os boletos emitidos contra seu CPF/CNPJ e que possibilite envio e conciliação automatizados.

Desenvolver um sistema que inclua todos esses serviços pode consumir tempo e recursos muitas vezes superiores aos que cabem no orçamento da empresa, dificultando a vida do desenvolvedor de software.

Com as contas de diferentes bancos reunidas em um único lugar, pode-se gerenciar contas a receber identificando os períodos positivos e negativos das finanças em detalhes 

Desenvolvedores e empresários encontram tudo isso em componentes criados pela empresa maringaense TecnoSpeed, a Casa do Desenvolvedor de software. São soluções prontas para serem integradas via API ou DLL ao software utilizado na empresa, repleta de recursos para reduzir o esforço e a redundância envolvidos no processo de cobrança, assim como as dificuldades para implementar a emissão de boletos em seu ERP.

Mas uma gestão financeira eficiente depende mais do que de um software de gestão, e sim de recursos que facilitem gerenciar contas a receber.

O financeiro é um dos setores mais importantes para a sobrevivência de uma empresa. Assim, quando um desenvolvedor é chamado para automatizar um sistema de cobranças, tem que levar em consideração que uma gestão financeira eficiente depende mais do que de um software de gestão, e sim de recursos que facilitem gerenciar contas a receber, como permitir que a empresa-cliente acompanhe as condições atuais e as necessidades futuras do seu fluxo de caixa. Já que atrasos no recebimento significam a possibilidade de a empresa deixar de honrar seus compromissos.

Investir em plataformas simples, intuitivas e que atendam às necessidades da empresa facilitam o trabalho. Com as contas de diferentes bancos reunidas em um único lugar, pode-se gerenciar contas a receber identificando os períodos positivos e negativos das finanças em detalhes.

É essencial que a plataforma tenha recursos que disponibilizem os recebimentos e as informações de maneira centralizada e organizada, que ofereça condições para a empresa conferir a situação que os documentos se encontram, assim como gerar PDFs para imprimir ou enviar nos e-mails de notificação de vencimento.

Para escapar de surpresas na contabilidade da empresa, nada como a conciliação bancária para a conferência dos extratos e lançamentos mensais. A transmissão automática dos arquivos de remessa e de retorno diminui as chances de erros operacionais. O ideal é que o software tenha também recursos como o registro via web service bancário, que libera o pagamento logo após a emissão do documento de cobrança.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.