
Você já parou para pensar em, como em um toque de mágica, conseguimos pedir um táxi, comida ou grande parte dos serviços via aplicativo? Para que todas as ferramentas e tecnologias por trás desses serviços funcionem em perfeita harmonia, é necessário apenas um detalhe: integração de suas APIs (Application Programming Interface). Com o objetivo de facilitar essas integrações, automatizar, aumentar a eficiência operacional e a transformar digitalmente empresas de diferentes segmentos, Thiago Lima fundou a LinkApi, plataforma que possibilita empresas desenvolver, monitorar e distribuir integrações.
“É muito comum termos problemas na integração de sistemas. Grande parte das plataformas não aguentam as requisições e transformações que os dados sofrem. Nossa missão com a LinkApi é ser uma ferramenta parceira do desenvolvedor, auxiliando em toda a complexidade técnica”, explica Thiago Lima, CEO da empresa.
De acordo com relatório da consultoria Zion Market Research, de 2017, o mercado global de gerenciamento por APIs gerou cerca de US$ 609,32 milhões em 2016 e deverá atingir, aproximadamente, US$ 3.436,16 milhões até 2022, crescendo a uma taxa de 33,4% entre 2017 e 2022. “Plataformas IPaaS (Integration Platform as a Service) deixam de ser uma aposta, e se tornam a real solução dos problemas de quem administra e lida com softwares diariamente”, completa Lima.
Esse resultado já é notado pela LinkApi. Hoje, a empresa possui mais de 100 clientes ativos, entre e-commerce, marketplaces e empresas de logística. Entre eles estão: Samsung, Sapore, Linx, Total Express, Leroy Merlin, Multicoisas e Chilli Beans. Entre as vantagens da plataforma, o aumento de faturamento é a que mais chama a atenção. O canal de e-commerce WebContinental, por exemplo, teve um crescimento de 30% e aumento de 20% no número de produtos comercializados após implementar o uso da plataforma de integração do LinkApi, em 6 meses de uso.
A LinkApi é uma solução pensada não só no desenvolvedor e responsável por T.I., mas também na experiência do consumidor final de cada uma das plataformas que a startup auxilia. “O ciclo e fluxo do consumidor é olhado de perto quando desenvolvemos e auxiliamos nossos clientes, já que é para eles que estamos fazendo algo, por isso, trabalhamos em conjunto com os desenvolvedores de cada empresa, para passar a melhor experiência para seus consumidores finais”, explica Thiago.

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo