book_icon

Software busca trajetos mais práticos para colaboradores que utilizam a integração

Com nova regra para o uso do vale-transporte, sistema otimiza a rota percorrida e auxilia na economia dos passageiros
Software busca trajetos mais práticos para colaboradores que utilizam a integração

Desde o dia primeiro de março, entrou em vigor a nova regra para o uso do vale-transporte na cidade de São Paulo, que reduziu o número de integrações. Anteriormente, os usuários podiam fazer até quatro embarques em duas horas, com a nova regra, serão permitidos apenas dois embarques no período de três horas. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, cerca de 1,5 milhão de pessoas usam o vale-transporte, destas, estima-se que 120 mil fazem mais de duas viagens com o benefício.

De acordo com pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), com dados da Sptrans, em março, o número de passagens pagas com vale transporte aumentou para 41%, em relação a fevereiro. No ano passado, neste mesmo período, o percentual foi de 15%. Com a redução no número de integrações, houve um aumento no uso de ônibus, em vez do metrô e trem. Ainda de acordo com o estudo, a linha de ônibus Barra Funda – Bom Retiro apresentou um aumento de tráfego de pessoas de 236%, em fevereiro e março deste ano, possíveis reflexos da nova regra.

Com o objetivo de buscar trajetos mais rápidos para os colaboradores e, também, reduzir os custos com transporte, a RB Serviços, empresa que oferece soluções na administração de vale-transporte, alimentação, refeição e combustível para gestores de RH, desenvolveu um software que permite a roteirização do trajeto dos colaboradores, consultas preventivas e, ainda, identificação de itinerários. “A Legislação Trabalhista afirma que o colaborador não deve gastar mais de 6% do salário com transporte para ir e voltar do trabalho, cabendo à empresa arcar com estes custos de locomoção. Por isso, esse sistema pode beneficiar as duas partes, tendo em vista que além de apresentar rotas mais rápidas e práticas para o colaborador, também, resultará na redução de custos para as empresas”, afirma o diretor da RB Serviços, Júnior Martins.

O sistema apresenta informações como a linha de transporte ideal que deve ser utilizada, local de embarque e desembarque, distância a pé até o destino e o valor da tarifa. Para Martins, a ferramenta pode ser utilizada, ainda, no Turnover (rotatividade de colaboradores na empresa). “Ao mudar o colaborador de unidade de trabalho, é possível já apresentar a nova opção de deslocamento. A roteirização pode trazer uma economia de até 15% com os gastos de vale-transporte, em curto prazo. Além disso, o diferencial deste software é o manuseio online na plataforma da própria empresa, em tempo real, apresentando os resultados em, no máximo, dois minutos”, finaliza Martins.

Fundada em 1999, a RB Serviços é especializada em soluções em gestão de benefícios para empresas, visando proporcionar resultados positivos para seus clientes e respectivos funcionários, oferecendo as melhores opções de forma assertiva. A RB Serviços atende em todo território nacional, com equipe altamente capacitada. Entre os principais pilares da empresa estão: qualidade, transparência e inovação. Os prêmios conquistados nesses 20 anos oferecendo soluções para empresas destacam-se: “Fornecedores de Confiança” – Revista Melhor Gestão de Pessoas; “Melhores Fornecedores para RH”, do Grupo Gestão RH, e o “Top of Mind.

 

.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.