book_icon

Estratégias para desenvolvimento de equipes

Especialista aponta 5 dicas para o gestor conseguir tirar o melhor proveito de cada um, individualmente e acrescentar ao grupo.
Estratégias para desenvolvimento de equipes

trabalho em equipe quebra cabeçaFábio Abate, sócio, diretor e consultor do grupo Netas especialista no desenvolvimento e integração de funcionários, alerta que o acesso mais fácil a informação e a maior consciência das potencialidades, tornam as novas gerações cada vez mais competentes e questionadoras, e não se pode apenas juntar pessoas, o desenvolvimento de equipes deve ser algo personalizado e pode se diferenciar de acordo com cada organização.

Quanto maior a companhia maior a prioridade desta área para seu crescimento saudável, afinal, estamos lidando com pessoas e suas expectativas e, quando isso é bem trabalhado, pode se tornar uma grande vantagem para o sucesso da organização.

O treinamento vivencial é uma ferramenta de grande poder de mudança no comportamento de colaboradores, visto que suas atividades permitem uma verdadeira imersão no universo do time, fazendo com que cada membro desenvolva características fundamentais para o trabalho colaborativo, segue abaixo algumas estratégias genéricas que podem ser aplicadas na maior parte das organizações.

1. Aplique feedbacks constantes

O feedback é uma excelente ferramenta que serve tanto para mostrar ao colaborador quais são os seus pontos a melhorar e orientá-lo rumo ao caminho certo, quanto para reconhecê-lo por entregar um trabalho de valor e qualidade, motivando-o ainda mais. Portanto, o feedback deve ser aplicado independentemente da situação.

Funcionários que já passaram por treinamentos de equipes costumam ter uma autoconfiança maior com relação às suas habilidades e competências, estando mais preparados para entenderem de fato os pontos abordados em um feedback e utilizando-os de maneira mais construtiva e assertiva.

2. Estruture um bom plano de carreira

Uma equipe em desenvolvimento não deseja ficar para sempre nos mesmos cargos e atribuições, afinal, eles têm o desejo de crescer, aprimorar seus conhecimentos e contribuir cada vez mais com o crescimento da empresa também.

Para isso, estruturar um plano de carreira para todos os cargos da companhia, é uma boa forma de mostrar ao colaborador que ele será recompensado por seus esforços e por mostrar um bom trabalho.

Neste ponto, o treinamento de desenvolvimento de equipes também é capaz de promover um maior engajamento dos funcionários com os objetivos da empresa, por meio de dinâmicas e atividades práticas que mostram o seu real papel no atingimento dos objetivos corporativos.

3. Promova um ambiente colaborativo

A empatia entre os membros, o saber se colocar no lugar do outro é um diferencial competitivo para empresas que prezam pelo desenvolvimento de seu capital humano, enxergando neles os agentes de mudança da companhia.

4. Estabeleça metas e prazos

Estabelecer metas e prazos é algo extremamente útil. Isso porque é a partir de indicadores que o colaborador vai conseguir mensurar o seu desempenho dentro da companhia. Claro que cada caso é um caso e para que ele tenha uma real noção disso, o gestor precisa criar metas e prazos reais e atingíveis, mas sem deixar de ser desafiadores.

5. Invista em metas e prazos

Investir em treinamentos corporativos, sejam eles funcionais — para capacitar os colaboradores na utilização de uma ferramenta, por exemplo — ou comportamentais — como um treinamento de desenvolvimento de equipes — que gera oportunidades de mostrar que a companhia se preocupa com o seu crescimento e quer trabalhar como uma verdadeira parceira, fazendo uma troca justa e honesta.

Essa valorização motiva sua equipe a realmente fazer parte do seu quadro de funcionários, se identificando de fato com a missão, visão e valores de sua companhia e trabalhando em equipe com foco no mesmo resultado.

A sinergia de uma equipe integrada, unida e focada, traz além de um ambiente corporativo muito agradável, uma grande satisfação e admiração por parte de seus clientes e demais stakeholders, que provavelmente sentirão uma melhoria no atendimento e nos serviços prestados. Ou seja, sua empresa só tem a ganhar e seus funcionários também.

Netas (Treinamento empresarial)
Netas é uma metodologia que abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. Atividades In Company, Outdoor, eventos e projeto personalizado para a sua empresa. 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes.

Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos

Top 5 no TOP of Mind 2017

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.