book_icon

Dez dicas para sair de uma empresa e deixar a porta aberta

Quando projetamos nossa carreira profissional, normalmente pensamos em como montar um currículo campeão e em qual é a melhor postura que devemos adotar durante uma entrevista de emprego. Por outro lado, também devemos pensar qual deve ser nossa postura ao término de um ciclo profissional.

A hora de sair de um trabalho também exige preparo e atenção. Afinal de contas, mesmo quando estamos indo para um novo emprego, é importante manter uma boa relação com os gestores e os colegas de trabalho. Primeiro porque nunca se sabe quando existirá a chance de voltar à companhia em uma outra oportunidade; além disso, porque deixar uma boa impressão é certamente o melhor jeito de conquistar referências positivas para seu futuro no mercado profissional.

Para que o colaborador saia de forma adequada e deixe as portas abertas, é essencial estabelecer uma postura positiva, ética e clara. Isso exige que o profissional siga alguns passos durante todo o processo. Destacamos 10 dicas essenciais para garantir uma saída positiva e boa para todos os lados. São elas:

1 – Seja honesto (consigo mesmo e com seu superior): antes de tomar alguma decisão, pondere com cuidado se é hora realmente de deixar seu trabalho. Avalie todos os prós e contras de sua decisão. Somente após definir seus planos é que você deverá comunicar seu pedido de demissão ao seu superior. É importante fazer isso de maneira honesta, expondo os reais motivos que estão levando-o a esta decisão e seja grato a oportunidade que teve.

2 – Formalize o pedido: ao comunicar o pedido de demissão, faça-o pessoalmente, em ambiente reservado e em um momento oportuno.

3 – Prepare-se para contrapropostas: em muitas ocasiões, o pedido de demissão é seguido de uma contraproposta por parte do gestor. Ele pode retornar com um pedido para que você reconsidere a decisão, oferecendo algum tipo de benefício ou contraproposta. Pode ser em forma de aumento de salário, promoção, viagens corporativas ou até novos projetos. É importante ressaltar, porém, que não é adequado fazer leilão, tenha uma postura coerente.

4 – Negocie e respeite o prazo de término do contrato: uma vez comunicada e acertada a saída da empresa, é essencial definir pontos práticos sobre o tempo de aviso prévio e os projetos que o colaborador deverá entregar antes de ir rumo a outro emprego. Converse com o superior e com a área de RH para que a transição das atividades ocorra da melhor maneira possível.

5 – Não faça comentários negativos sobre a empresa e mantenha uma postura positiva: não é porque você já acertou sua demissão que é possível deixar de lado o seu respeito à empresa. Assuma uma postura ética, preferencialmente resguardando sua posição sobre temas sensíveis. A discrição é um ponto-chave para mostrar sua capacidade de integração e de empatia com outros funcionários.

6 – Evite confrontos: saia de forma amistosa, pois a sua postura o fará ser lembrado como um profissional ético e responsável.

7 – Coloque-se à disposição para treinar um substituto: você está saindo, mas as tarefas continuarão existindo dentro da rotina da empresa. Para evitar desgastes, ofereça sua ajuda para treinar alguém que possa ficar em seu lugar. Isso mostra o comprometimento com o trabalho dos outros membros do time e reforça sua posição diante das lideranças.

8 – Cumpra todos os compromissos assumidos: os colaboradores precisam cumprir seus deveres, mesmo quando a saída é provocada por um pedido de demissão. Isso inclui entregar os projetos e atividades acordadas e o cumprimento das jornadas de trabalho estabelecidas para o período de aviso prévio. Essa postura valoriza a imagem do profissional.

9 – Peça referência: antes de sair, converse com seu superior e peça recomendação que enfoquem as atividades e o seu compromisso entregue à companhia. Busque formas de valorizar sua postura durante esse processo como um todo.

10 – Mantenha contato: tenha a melhor postura possível durante o processo de desligamento e mantenha contato com os colegas e superior, garantindo que sua imagem seja mantida com boas referências. Um contato de hoje pode, afinal, ser uma grande oportunidade para o amanhã.

Por Sandra Maura, CEO da Topmind

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.