book_icon

Como parcerias entregam valor de negócio em um mundo de complexidade de dados

O poder das parcerias tem se tornado muito claro em um mundo de inovação digital. Empresas em uma série de setores estão trabalhando com provedores de tecnologia para criar propostas inovadoras, usando as mais novas tecnologias. Alguns exemplos são a Audi trabalhando com a Huawei para seu carro conectado, e a antiga parceria entre a Hewlett-Packard e a Disney, que, apesar de inusitada por se tratar de empresas de indústrias completamente diferentes, possibilitou que ambas continuassem a inovar.

Historicamente, empresas de software acreditavam que o valor de suas organizações estava no próprio software, geralmente preferindo caminhar sozinhas e criar produtos fechados. Agora, as equipes de TI buscam um nível de abertura dos fornecedores, mesmo as que procuram um software que seja fundamentalmente fechado ou proprietário. Ou seja, um software só pode realmente existir hoje por meio de parcerias entre fornecedores e, em ambientes de TI modernos, é o casamento de armazenamento, potência de computação, redes e aplicações que atinge esse objetivo.

A estratégia da colaboração
Quando se trata de resolver um dos maiores desafios dos negócios – usar dados para o crescimento da empresa, simultaneamente os protegendo -, há somente uma única opção: trabalhar juntos. A colaboração é fundamental para o sucesso.

O software moderno deve ter um mix de interoperabilidade (habilidade de trocar e trabalhar com dados de outro software) e portabilidade (pode rodar em mais de um ambiente e/ou sistema operacional).

As parcerias permitem que as empresas envolvidas aproveitem a expertise de cada uma, acessem mercados mais amplos e desenvolvam produtos e serviços complementares e inovadores. Isso justifica a estimativa de que ecossistemas podem entregar US$ 100 trilhões a mais de valor para negócios e para a sociedade nos próximos dez anos.

Talvez o aspecto mais importante das parcerias é a habilidade de orientar soluções em torno dos clientes e do que eles precisam. E quando se trata do mundo da tecnologia, uma das necessidades mais críticas e urgentes é a capacidade de acessar todo o valor dos dados.

O problema dos dados
Os dados podem ser imensamente valiosos para qualquer negócio. Usando-os, as empresas podem ganhar insights importantes para entender seus clientes e o que eles querem, prever tendências e colocar o negócio na melhor posição para capitalizá-los.

No entanto, as organizações enfrentam um enorme desafio quando se trata de extrair valor de seus dados. Não se trata apenas do puro volume de dados, que está crescendo o tempo todo, mas do fato de que eles estão se espalhando em uma variedade de bases de dados, provedores de nuvem e armazenamentos on-premise.

Com dados disseminados por toda a empresa, é muito mais difícil e crítico garantir disponibilidade para todos. Esse é um problema urgente, uma vez que os negócios enfrentam o risco de perder insights ou de ter análises falhas. Mas é um desafio que está sendo endereçado por meio das parcerias.

Entregando disponibilidade de dados
Fornecedores de software podem entregar alta disponibilidade de dados para seus clientes ao trabalharem juntos para criar um forte ecossistema digital. Isso significa provedores tanto de nuvem como de soluções on-premise colaborando em uma plataforma para entregar uma grande experiência ao cliente. Ao desenvolver relações próximas com parceiros, plataformas de gestão de dados podem fornecer integração de hipervisor, integração de armazenamento, e interfaces com aplicações críticas, como Microsoft 365, tudo em um lugar.

Em resumo, criar um ambiente muito unido significa que os dados estão prontamente disponíveis para clientes, não importa onde estejam armazenados na empresa, ou quais endpoints ou dispositivos serão usados para acessá-los. Os CIOs podem ganhar uma visão da infraestrutura completa de sua organização, se beneficiando de melhores resultados e eficiência operacional.

Além disso, há vantagens para provedores de serviços gerenciados também, que podem ganhar capacidades de gestão em distintos provedores.

Proteção de dados diversa
Hoje, a hiperexpansão de dados significa que as organizações não enfrentam somente uma dor de cabeça quando se trata de acessar suas informações, mas que também é desafiador garantir que todos os dados sejam recuperáveis no caso de uma parada, perda, ataque ou roubo.

O ambiente de nuvem híbrida e multinuvem apresenta desafios particulares. Por exemplo, enquanto provedores de nuvem oferecem suas próprias soluções de backup, snapshot e alta disponibilidade, todas essas abordagens requerem que as equipes de TI aprendam e entendam serviços específicos de fornecedores.

De novo, esse é um ponto onde as parcerias entre provedores de software podem ajudar. Fornecedores de software e hardware podem aproveitar interfaces de programação de aplicações (APIs) para fornecer aos clientes a integração que eles precisam. Assim, os negócios se beneficiam de uma única solução de gestão para sua proteção de dados, não importa quantos provedores usem. Isso simplifica os fluxos de trabalho do backup e cria uma proteção de dados mais forte em toda a empresa.

Unidos por dados
Os dados representam uma das grandes oportunidades para os negócios hoje, mas é igualmente um de seus maiores desafios. Nenhum provedor único pode fornecer todas as respostas quando se trata de problemas de disponibilidade e proteção das informações em um cenário de TI tão diverso.

Entretanto, por meio da colaboração, a comunidade de TI pode entregar uma experiência ótima e conveniente para todos os negócios. Caminhar sozinho não vai funcionar, mas por meio do poder das parcerias, empresas de software podem possibilitar a organizações acessarem e protegerem seus dados.

Por Jorge Ribkin, country manager da Veeam Software no Brasil

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.