book_icon

As tendências para o futuro da impressão digital

A transformação digital está tornando as operações corporativas mais ágeis e integradas. Nunca foi tão rápido enviar mensagens, trocar informações ou conectar diferentes áreas e escritórios para encaminhar um documento ou apresentar novidades. Esta dinâmica tem implicado em mudanças consideráveis em uma ampla gama de indústrias, entre elas a indústria de impressão.

Apesar da expansão das novas tecnologias e conceitos, não se pode dizer que as impressoras tenham perdido espaço. Na verdade, a melhoria constante das ferramentas de conexão e integração de dados está forçando as empresas a adotarem modelos de negócios cada vez mais ágeis, envolvendo diferentes áreas e públicos ao mesmo tempo. É neste contexto, que as soluções de impressão estão se reinventando, assumindo e atendendo novas perspectivas junto às organizações.

Mais do que imprimir páginas, o que as companhias estão procurando são ferramentas e serviços que agreguem valor à rotina de suas operações, com diferenciais de qualidade e integração. Nesse cenário, o avanço da Computação em Nuvem é um fator que merece destaque. As soluções Cloud têm colocado as companhias em uma nova era, na qual garantir a disponibilidade dos dados e a mobilidade dos seus funcionários é essencial para garantir a agilidade requerida pela nova dinâmica dos negócios.

Para suprir às atuais exigências do mercado, a indústria de impressão vem trabalhando em opções e recursos para fazer com que as impressoras se integrem cada vez mais aos negócios dos clientes. O desenvolvimento de produtos com plataforma aberta, por exemplo, permite que sejam desenvolvidas aplicações dedicadas às necessidades específicas de cada cliente, seja ela no mercado de saúde, educação, financeiro ou artes gráficas. É uma forma de garantir que o dispositivo tenha uma interface cada vez mais amigável com o usuário, além de aperfeiçoar processos e permitir ganhos de produtividade.

Mais modernos, os equipamentos estão agregando também funções de armazenamento e segurança, que são vitais à credibilidade das organizações, independentemente do tamanho ou segmento de suas operações. A informação precisa estar disponível não somente no local e hora certos, mas principalmente para a pessoa certa. Com isso, a autenticação no dispositivo passou a ser feita não somente via digitação de código no painel da impressora, mas também por meio de outras tecnologias, tais como cartões por aproximação, NFC (Near Field Communication) e biometria para a captura rápida e confiável da identidade dos usuários.

Estudos recentes do mercado apontam que a preocupação com os fatores de segurança e mobilidade estão no centro das atenções das empresas, como uma das três principais prioridades para mais de 60% dos líderes corporativos de todo o mundo. As novas soluções de impressão podem ajudar a simplificar esse desafio, combinando mais eficiência, sustentabilidade e proteção à gestão e uso de informações dentro das companhias.

Já para o mercado gráfico, em paralelo aos conceitos de Nuvem e proteção, a indústria de impressão tem se focado no atendimento das necessidades crescentes de individualização e personalização. Cada vez mais, para se ganhar a atenção do cliente potencial é necessário se adequar à linguagem dele por intermédio de uma comunicação diferenciada. Empresas da indústria têxtil ou de artigos customizáveis precisam se adequar a essa era. Pesquisas indicam que, somente esse ano, mais de 30% do faturamento do varejo será obtido a partir de itens criados sob medida para os consumidores.

Para se conseguir isso, os equipamentos precisam ser versáteis e permitir a produção de peças diferenciadas de forma ágil, com recursos que permitam o atingimento destes objetivos. Destacam-se a capacidade para imprimir em diferentes tipos e gramaturas de mídias, além de soluções diversificadas como impressão com Toner Branco e Clear, e equipamentos capazes de lidar com baixas tiragens. Ainda mais porque, vale sempre dizer, uma das grandes revoluções trazidas pela impressão digital é justamente a capacidade de as empresas surpreenderem seus clientes.

Por Luiz Carli, Diretor Geral da OKI Data Brasil

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.