book_icon

ABB Ability lança sistema de detecção de vazamento de gás com drones

A solução complementará o portfólio de sistemas de detecção móvel de vazamento de gás da ABB destinados às instalações
ABB Ability lança sistema de detecção de vazamento de gás com drones

Vazamentos nas tubulações de distribuição de gás apresentam sérios riscos à segurança e resultam em prejuízos aos produtores. O sistema de detecção móvel de vazamento de gás ABB Ability é uma solução digital que, pela primeira vez, possibilita a utilização de drones na identificação de fugas.

O sistema de detecção móvel de vazamento de gás ABB Ability se beneficia da utilização de drones para identificar vazamentos com mais rapidez, visto que requer menos mão de obra humana e tem menor custo de operação, cobrindo áreas de difícil acesso. Além disso, por meio desse serviço de detecção oferecido pela ABB, se pode verificar a ocorrência natural de metano no ambiente para evitar erros de leitura.

A solução usa espectroscopia de absorção melhorada por cavidade para detectar metano e etano tem sensibilidade mais de 1000 vezes maior do que as ferramentas convencionais de detecção de vazamento. Particularmente robusta, porém simples, a Off-Axis Integrated Cavity Output Spectroscopy (OA-ICOS) tem sensibilidade extrema que permite à ABB identificar rapidamente potenciais emissões de metano a uma distância maior, o que não é possível com outros sensores.

O sistema de detecção móvel requer menos mão de obra humana e tem menor custo de operação, cobrindo áreas de difícil acesso

O software de análise da ABB processa automaticamente os dados coletados do metano, etano, do GPS e do vento para criar um relatório de simples utilização, compatível tanto com o formato GIS quanto PDF. Esses dados podem ser utilizados para identificar rapidamente as áreas com potenciais vazamentos nas redes de tubulação.

Além disso, os recursos do software, como as ferramentas de armazenamento em nuvem da ABB Ability, permitem uma distribuição rápida e eficiente dos dados e relatórios para todas as partes interessadas em qualquer lugar do mundo. Usuários autorizados podem visualizar o progresso dos voos em tempo real, assim como revisar e agir em relação aos vazamentos identificados.

Em março de 2018, a ABB foi uma das seis empresas convidadas pelo Fundo de Defesa Ambiental (EDF, na sigla em inglês) e pela Universidade de Stanford para representar o setor de drones na fase de testes controlados do Desafio de Monitoramento Móvel (MMC), uma competição para o avanço das tecnologias móveis de monitoramento de metano em instalações de petróleo e gás natural.

Assim como no uso para drones, o sistema de detecção móvel de vazamento de gás ABB Ability é usado em veículos de distribuição urbana e em um nível de inspeção manual, significando que os três métodos de detecção de gás podem ser implementados em conjunto para fornecer uma salvaguarda otimizada, tanto das pessoas quanto do meio ambiente.

A ABB Ability é a oferta unificada, intersetorial e digital da empresa, indo do dispositivo até a borda e a nuvem, com dispositivos, sistemas, soluções, serviços e uma plataforma que permite aos clientes aumentar a produtividade e diminuir os custos. A ABB Ability foi lançada em 2017 e já oferece mais de 210 soluções. Com uma base instalada de 70 milhões de dispositivos conectados, 70.000 sistemas de controle digital e 6.000 soluções de software empresarial, a ABB é uma empresa confiável no espaço industrial, e tem uma história de quatro décadas de criação de soluções digitais para os consumidores.

A unidade comercial de Medição e Analítica da ABB é uma das empresas fabricantes e fornecedores de analisadores e instrumentação inteligente. Com milhares de especialistas ao redor do mundo e uma tecnologia de alto desempenho, a equipe da ABB se dedica a tornar a medição mais simples para seus clientes.

Serviço
www.abb.com/measurement

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.