book_icon

Como fluxos de trabalho ineficientes podem impactar sua empresa?

Hoje em dia, o termo ‘fluxo de trabalho’ é amplamente utilizado nos ambientes empresariais modernos. As empresas sabem que fluxos ineficientes afetam diretamente a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, a competitividade. Entretanto, o termo significa coisas diferentes para áreas diferentes.

O cenário

Para ilustrar, vejamos como funciona o processamento de faturas de uma pequena empresa, que chamaremos de “Sons Furniture, LLC”. Essa empresa conta com uma equipe em três localidades, vende muitos móveis e todo o processo de contas a pagar é manual. A papelada é terrivelmente lenta e tediosa. O pessoal que cuida das finanças da empresa passa a maior parte do dia lidando com esses processos por não contar com uma solução adequada para tratar desses documentos, o que gera uma perda de tempo que, se evitada, ajudaria os funcionários a se concentrarem em melhorar a estratégia comercial e os resultados da empresa.

O processo

E isso não é só na “Sons Furniture, LLC”. Em muitas empresas, os processos financeiros atuais são geridos nos departamentos administrativos, o que significa que todos os documentos relacionados a faturas, recibos de entrega, etc. são administrados em um só lugar. Esse processo tem se modernizado um pouco nos últimos anos, porém continua sendo trabalhoso.

Isso não só toma tempo de todas as pessoas envolvidas desnecessariamente, como também aumenta o potencial de erro humano e o risco de segurança. Se o funcionário comete um erro ou preenche uma seção incorreta, o processo deve ser refeito desde o início (supondo que o erro seja detectado). Se o funcionário deixa uma cópia em papel na bandeja da impressora ou envia um e-mail para a pessoa errada, as informações confidenciais da empresa ou do remetente podem ficar expostas.

Como o processo deveria funcionar

Com uma solução de Contas a Pagar, todas as empresas poderiam eliminar muitas etapas desnecessárias neste processo.

Fácil assim, sem inserção manual, sem digitalização, sem impressão e sem redigitalização. Basta digitalizar a fatura e pressionar um botão. O sistema é inteligente o suficiente para identificar e extrair todas as informações relevantes, como nomes, números de PO (Purchase Order, em inglês), datas e valores. A partir daí, está tudo pronto para processamento, o que pode ser feito em poucos cliques.

Encontre seus riscos de produtividade e invista em tecnologia

Este é um exemplo do que significa a otimização do fluxo de trabalho em termos concretos: pegar um determinado processo e torná-lo mais eficiente, ou mesmo automatizá-lo.

A eficiência também não é o único fator a ser considerado. Ninguém gosta de sentir que está desperdiçando tempo ou talento. Reduzir esse tipo de tarefa manual pode causar um impacto positivo na moral e liberar os funcionários para se concentrar em outras atividades empresariais de valor.

Além disso, um tempo prolongado de processamento de faturas traz como consequências perda de descontos para pagamentos à vista, realização de pagamentos com atraso, cobrança de juros e aborrecimento para seus fornecedores, evitando que você possa negociar melhores termos e condições de entrega e preços.

Por Tak Naito, Gerente Sênior de Produto e Inteligência de Marketing da Ricoh América Latina

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.