book_icon

Recursos de P&D viabilizam tecnologia para Educação

Investimentos da Lei de Informática na Zona Franca de Manaus possibilitam a criação de ferramentas tecnológicas que vão auxiliar no ensino de crianças ribeirinhas e detentos no Amazonas
Recursos de P&D viabilizam tecnologia para Educação

O iTriad, Instituto de P&D da Triad Systems, assina Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Amazonas para implantação do “Projeto Educação 4.0 para Baixa ou Nula Conectividade”. O Acordo também tem a participação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), SUFRAMA e o Grupo Positivo.

O projeto prevê o desenvolvimento de uma solução educacional off-line integrada por hardware e software para incluir digitalmente comunidades com baixa ou nenhuma conectividade à internet, em especial escolas públicas, e contribuir para a ressocialização de detentos e/ou reclusos, colaborando com o processo de alfabetização e aprendizagem de Português e Matemática.

A democratização da tecnologia, dando acesso ao ensino em escolas ribeirinhas e rurais e no sistema prisional do Estado, irá colaborar com o processo de alfabetização e aprendizagem de Português e Matemática 

O superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes, ressalta a importância dos recursos de P&D para o desenvolvimento de novas tecnologias em prol do desenvolvimento da região. “Este é um exemplo disso. Somente em 2019, haverá algo em torno de R$ 1,2 bilhão em verbas de P&D para serem investidas em projetos como este e também de cunho biotecnológico. A missão da SUFRAMA é fiscalizar o emprego desses recursos para que nossa sociedade continue contando com iniciativas como esta, que possam vir a gerar emprego e renda e melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população”, destacou Menezes.

Para Sergio Junqueira, CEO do iTriad, a importância do “Projeto Educação 4.0 para Baixa ou Nula Conectividade” é a inclusão social de crianças e detentos. “A democratização da tecnologia, dando acesso ao ensino em escolas ribeirinhas e rurais e no sistema prisional do Estado, irá colaborar com o processo de alfabetização e aprendizagem de Português e Matemática”.

As primeiras etapas do projeto serão o desenvolvimento de plataforma adaptativa off-line, que será integrada por conteúdos multimídia como vídeos, videoaulas, atividades interativas, jogos e textos, além do mapeamento e seleção das instituições a serem contempladas. A previsão é de que as soluções educacionais sejam disponibilizadas no começo do ano letivo de 2020.

O iTriad é um instituto de tecnologia privado, credenciado no CAPDA, CATI e qualificado OSCIP. Fundado em 2011, atua no desenvolvimento de soluções para os mercados industrial, telecomunicações, educação, segurança e agronegócio.

Fundada em 1992, a Triad Systems é uma empresa brasileira de TI, integradora e fábrica de software, que provê soluções que têm como objetivo conectar negócios à tecnologia.

Com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, a empresa também é fundadora e mantenedora do iTriad – Instituto Triad de Pesquisa e Desenvolvimento, sediado em Manaus, e com alto expertise em Manufatura 4.0 e Automação, IoT, Realidades Virtual e Aumentada e Desenvolvimento de Aplicativos.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.