book_icon

Machine learning reduz cancelamento de chamados de suporte técnico da startup FindUP

Nos últimos três anos, a startup pernambucana FindUP, reconhecida pelo mercado como o Uber do técnico de informática, auxiliou seus mais de 150 clientes corporativos a reduzirem seus custos de manutenção de TI em mais de R$ 4 milhões
Machine learning reduz cancelamento de chamados de suporte técnico da startup FindUP

Além de utilizar o recurso de big data para armazenar todos os dados e estatísticas de um atendimento técnico por todo o país, a equipe de inteligência da plataforma começou a utilizar Machine Leaning para reduzir a possibilidade de abandono de chamados pelos técnicos.

“Sabemos que é frustrante ter um atendimento cancelado. Nosso novo algoritmo é capaz de verificar de forma preditiva se um técnico tem ou não a predisposição de cancelar um chamado, por exemplo, em razão das condições do clima ou de possíveis dificuldades de mobilidade em função da data ou do horário da realização do serviço”, explica Fabio Freire, CEO da FindUP. “Se isso for ocorrer um alerta é enviado a equipe de operações da companhia que passa a observar o andamento da solicitação com uma “LUPA” e, se necessário, fará ações para que o chamado seja repassado a outro profissional”, complementa.

Segundo o executivo, atualmente cerca de 20% dos chamados são cancelados por um desses motivos, o que levou a startup a buscar uma alternativa para reduzir esse número a praticamente zero. “Integramos diversas variáveis que podem ser mensuradas para essa previsão, que ocorrerá no back office da plataforma sem conhecimento do nosso cliente”, informa Fabio Freire.

A startup, que atua com força no segmento de varejo, mas atende companhias de todas as verticais, possui mais de 8.000 técnicos cadastrados em mais de 600 cidades de todo o território nacional e espera crescer em mais de 70% o número de atendimentos realizados neste primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2018.

Para chamar um técnico via FindUP, o cliente adquire créditos – chamados de UPs – que possibilitam a contratação de um serviço especializado pelo período mínimo de três horas. Durante esse tempo, o profissional fica à disposição para solucionar qualquer problema, desde redes wi-fi inoperantes até sistemas de ERP, frente de loja, sensores, CFTV, cabeamento, IoT e dispositivos de hardware. O valor cobrado é o mesmo durante a semana, aos sábados, domingos ou feriados sendo que todo o atendimento é acompanhado online e em tempo real por uma equipe de suporte.

Para o cliente, o benefício é a comodidade de ser atendido por técnicos capacitados e de confiança, na data e no horário mais conveniente. Para o técnico, a possibilidade de atender a um número maior de chamados, inclusive em horários e datas diferenciados, como em feriados.

Entre as empresas que confiam nos serviços prestados pela FindUP estão Magazine Luiza, Centauro, Riachuelo, Natura, Sulamérica, Pernambucanas, Cinemark, Azul Linhas Aéreas, MRV Engenharia, SmartFIT e 99 Táxi.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.