book_icon

Sindus Andritz investe para aumentar a eficiência dos canais de comunicação interna da empresa

Com o objetivo de tornar os processos mais automatizados e simples, após algumas pesquisas amostrais de comunicação interna, a empresa adotou o Mobuss TV, solução desenvolvida pela Teclógica, empresa de TI e negócios de Blumenau, Santa Catarina
Sindus Andritz investe para aumentar a eficiência dos canais de comunicação interna da empresa

Com o objetivo de aprimorar a comunicação interna, a Sindus Andritz, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com mais de mil colaboradores trabalhando dentro de fábricas distribuídas no Brasil e no Chile, resolveu apostar em uma tecnologia, que possibilitasse o controle centralizado de informações, mas, que também pudesse ter usuários locais para efetuar as publicações de informações de maneira fluída e rápida.

Por se tratar de uma empresa prestadora de serviços especializados na gestão e operacionalização de contratos de terceirização de manutenção, a Sindus Andritz identificou que um dos grandes desafios era manter uma comunicação corporativa eficiente, com o objetivo de atingir todos os funcionários, informando sobre os acontecimentos internos e reforçando o posicionamento da empresa.

A Sindus Andritz, utiliza a solução de Mural Digital, que auxilia na divulgação de atividades e ações internas de cada empresa 

“Com a ferramenta, foi possível atingir os funcionários da empresa de maneira mais rápida, ou seja, a disseminação de conteúdos passou de meses para poucas horas”, comenta Aline Gomes, coordenadora de comunicação e marketing da Sindus Andritz.

A solução consiste em uma plataforma com canais inteligentes, que auxiliam as empresas a expandir e potencializar a comunicação interna e externa. O software permite às empresas se adequarem de acordo com as suas necessidades, criando conteúdos na própria plataforma. A Sindus Andritz, utiliza a solução de Mural Digital, que auxilia na divulgação de atividades e ações internas de cada empresa.

“Por muitos anos os principais canais de informações da empresa eram no formato impresso. Existiam murais físicos em locais da empresa e, neles, por exemplo, havia informações do departamento Recursos Humanos, direcionados apenas à gestão de pessoas e todos tinham acesso a isto”, comenta Aline Gomes, coordenadora de comunicação e marketing da Sindus Anrritz.

Aline conta que o grande problema da empresa era captar as informações em tempo hábil para o mural e o jornal com informações do RH, além disso, era preciso desenvolver, aprovar e enviar para as equipes distribuí-los nos murais da empresa. “Era algo que tomava muito tempo. Quando as notícias chegavam aos colaboradores, já estavam desatualizadas, e em função do atraso das informações, não engajava as pessoas”, observa.

Com a inovação, a empresa obteve um aumento de produtividade e qualidade considerável, com um custo x benefício acessível, representando menos de 10% do orçamento total de comunicação e marketing da empresa. A Sindus Andritz adquiriu o controle centralizado das informações, com usuários múltiplos, possibilitando replicar, por exemplo, com outros países em tempo real.

“Todos os colaboradores observaram melhorias com a implementação do sistema. Efetuamos treinamentos, para que cada regional tivesse profissionais responsáveis pela atualização das mensagens, com isso, houve uma grande mudança e melhora significativa com engajamento e entendimento das informações”, finaliza Aline.

A diretora de produtos da Teclógica, Adriana Bombassaro, ressalta que o investimento em comunicação corporativa se tornou essencial para manter um bom relacionamento com os colaboradores. “Com o Mobuss TV, é possível levar informação de forma rápida e acessível para todos os espaços do negócio. Através do acesso remoto de qualquer lugar, especialmente em indústrias com unidades distribuídas em outros países, a solução permite que todos os colaboradores tenham acesso às mesmas informações”, destaca. Adriana ainda ressalta que, devido a centralização de conteúdos na plataforma, a empresa consegue aumentar a produtividade, já que com a ferramenta, é possível economizar tempo com a automatização dos processos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.