book_icon

América Latina quer definir seu lugar no mapa da nova economia digital

A transformação digital, sob aspectos regulatórios e de iniciativas, no âmbito da América Latina será discutida em julho, na Argentina
América Latina quer definir seu lugar no mapa da nova economia digital

No contexto de uma aceleração vertiginosa dos avanços tecnológicos, como 5G, inteligência artificial e Big Data, surge a sétima edição do Congresso Latinoamericano de Telecomunicações (CLT19), o fórum regional para discussão de políticas públicas do ecossistema digital. Sob o slogan “Acelerando a transformação digital da América Latina”, o encontro abordará assuntos regulatórios e ações importantes que permitam à região incorporar tecnologia nos processos produtivos e integrar-se à quarta revolução industrial.

Como todos os anos, o principal evento será a Sessão Plenária, cenário de painéis de discussão com oradores de primeiro nível, incluindo ministros, autoridades regulatórias e executivos de provedores de serviços, fabricantes de dispositivos e empresas de internet. A agenda incluirá temas como o impacto da chegada do 5G, o futuro do trabalho diante da digitalização e a necessidade de se contar com agendas pró-investimento na região.

Além disso, serão analisadas a inovação regulatória como ferramenta para fechar a exclusão digital, os mecanismos de investimento para contribuir com esse objetivo e a urgência de se promover a equidade de gênero no uso das TICs. O novo papel dos Fundos de Serviço Universal também farão parte do debate.

A importância do espectro para os processos de digitalização das economias será outro tema central do evento. Em 2019, será realizada a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-19), na qual serão discutidas as atribuições de novas bandas de frequência para 5G, entre outros temas. Na preparação deste marco fundamental para o ecossistema digital, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) irá realizar o fórum ‘Gestão do Espectro a caminho da WRC-19’.

O CLT19 é liderado em conjunto pela UIT, o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET) e a GSMA, com a Secretaria do Governo de Modernização da Argentina como anfitriã. Conta com o apoio do Governo de Córdoba e de organizações como COMTELCA, Regulatel, CEPAL-eLAC, ICANN, Internet Society e LACNIC.

O evento será realizado de 1° a 5 de julho no Centro de Convenções Brigadier General Juan Bautista Bustos, na cidade de Córdoba, Argentina.

Serviço
clt.lat

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.