book_icon

Retrospectiva 2018: empoderando operadoras latino-americanas

Ao longo de quase duas décadas, a Ciena ajudou provedores de telecomunicações em toda a América Latina a transformar suas redes e abrir as portas para novas oportunidades de negócios. Em 2018, a Ciena continuou expandindo e desenvolvendo relacionamentos mais fortes com seus clientes, provando, mais uma vez, porque os provedores de serviços latino-americanos confiam na Ciena para seus negócios. Operadoras e provedores de serviços dedicados como GlobeNet, Eletronet, Equinix e Angola Cables contam com a expertise em redes da Ciena e suas soluções do setor para estabelecer as bases para redes mais adaptáveis que se ajustam em tempo real, atendendo às demandas dos usuários em constante mudança.

GlobeNet – Automação e adaptação

Hoje, vemos níveis sem precedentes de tráfego transmitido por cabos submarinos devido ao uso de aplicativos de alta demanda de largura de banda, caso do streaming de vídeo e outros serviços OTT. Para a GlobeNet, a necessidade de uma rede forte que ofereça aos clientes uma rede resiliente que possa prever onde as falhas possam ocorrer e adotar uma ação apropriada de forma autônoma mostrou ser uma tarefa sob medida para a tecnologia da Ciena. Com a entrega de comprimentos de onda de 200G ao longo do cabo de fibra ótica da GlobeNet de 23.500 km de extensão, as soluções submarinas da Ciena trouxeram a tecnologia de software inteligente e óptica coerente de última geração, ao passo que o software da Ciena permite visibilidade e gerenciamento de rede sem precedentes por meio de controle em tempo real. Além disso, essas ferramentas ajudam os usuários a garantir que suas redes submarinas possam se adaptar rapidamente às mudanças nos ambientes de rede e reagir adequadamente.

Eletronet – Desempenho de alta velocidade

O Brasil não é apenas o maior mercado da região, mas também um dos países mais tecnologicamente avançados da América Latina. Acompanhar o ritmo acelerado em que a tecnologia parece mudar e satisfazer as demandas dos consumidores com apetites vorazes de largura de banda é um desafio para a maioria dos provedores de serviços. Compreender esse desafio representou uma grande oportunidade para a Ciena trabalhar com a Eletronet no lançamento de novos serviços de comprimento de onda em toda a rede terrestre nacional. A Eletronet, um dos maiores fornecedores de conectividade do Brasil para provedores de internet – ISPs – escolheu a solução de pacotes ópticos convergentes da Ciena para criar a rota expressa mais rápida do Brasil, que agora pode atingir 22Tbps de capacidade e fornecer comprimentos de onda de até 10GbE e 100GbE. A capacidade de alto desempenho da rede de uma rede de 100G, que pode ser redimensionada para 250G, permite uma conectividade flexível e confiável de alta largura de banda, múltiplos locais e serviços IP integrados para os clientes. Ao incorporar essas soluções, a Eletronet estabelece a base para a rede adaptável, bem como a implantação de serviços futuros, como aplicações de SDN e virtualização, e garante conectividade escalável e de alta qualidade para seus clientes em todo o Brasil.

Equinix – Interconexão Excepcional

Uma das metas mais importantes para os clientes da Ciena inclui a modernização e a construção de infraestruturas de rede. Isso não foi diferente para a Equinix, que procurou a Ciena para instalar soluções de transmissão e conectividade de alta capacidade – a primeira a implantar a tecnologia de interconexão de Data Centers de alta capacidade na América Latina. Ao garantir um desempenho excepcional e descentralizar a arquitetura para aproximar as operações dos usuários finais, a Equinix pôde oferecer uma experiência única de interconexão para a região metropolitana de São Paulo, transmitindo dados a velocidades de 10, 40 e 100 Gbps em diferentes camadas de segurança.

Angola Cables – Capacidade de customização

As redes submarinas são responsáveis por mais de 99% do tráfego mundial de comunicações intercontinentais. Os cabos submarinos e suas conexões com redes terrestres permitem acesso em tempo real a aplicativos pessoais e corporativos, mídias sociais, streaming de vídeo, sites e muitos outros serviços de uso intensivo de largura de banda. À medida que as operadoras de cabos submarinos continuam em busca de inovações para atender as crescentes necessidades dessa infraestrutura crítica, elas recorrem a empresas como a Ciena. Um grande exemplo é a operadora atacadista Angola Cables, que precisava de maior capacidade de transporte de dados em quantidades customizadas em seu novo cabo submarino MONET, que opera entre Boca Raton na Flórida e São Paulo, com um ramal que se estende para Fortaleza. Dada a sua infraestrutura de cabo aberto, eles também precisavam de uma solução que permitisse aos seus clientes gerenciamento do próprio tráfego e equipamentos terminais de linha submarina sem invadir os outros usuários com quem compartilham o seu sistema. Ao escolher as soluções ópticas submarinas e coerentes da Ciena, a Angola Cables pode oferecer aos usuários do MONET quantidades customizadas de capacidade e oferecer a capacidade de programação e escalabilidade que ajudarão a manter a posição competitiva da Angola Cables.

Seja por terra ou por mar, 2018 provou ser um ano sólido para as operações da Ciena na América Latina. As empresas que atuam no atual ambiente de negócios exigem maior flexibilidade, maiores velocidades e capacidade melhorada para lidar com imensos aumentos de demanda. Durante quase duas décadas, alguns dos maiores nomes das telecomunicações da América Latina procuraram a Ciena para entregar o que é mais importante.

Por Fabio Medina, Vice Presidente e Gerente Geral da Ciena para Cala

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.