book_icon

Produção brasileira de TVs no ano passado cresceu 6%

Produção brasileira de TVs no ano passado cresceu 6%

Os números de fechamento do ano passado, referentes à produção de televisores no Brasil, foram divulgados e representaram crescimento de 6% em relação ao total de 2017. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos – Eletros, foram produzidos 12,074 milhões de unidades, contra 11,374 milhões de 2017. “É um resultado abaixo do previsto, mas satisfatório diante de um ano em que todo o setor passou por enormes dificuldades, como a greve dos caminhoneiros, o tabelamento do frete, a alta de matérias-primas, além das incertezas do consumidor diante de um ambiente político e econômico instáveis”, destacou José Jorge do Nascimento, presidente da Eletros.

Especificamente sobre os televisores, ele explicou que as estimativas iniciais eram de 12,5 milhões de unidades: “Temos de lembrar que era o ano da Copa do Mundo, quando sazonalmente sempre se vende grande volume de TVs”. No todo, a indústria de eletrodomésticos e de eletroeletrônicos representa 3,34% do Produto Interno Bruto – PIB-  da indústria. A Eletros, por meio de seus 31 associados, emprega 150 mil pessoas.

No ano passado, as TVs de 45 polegadas representaram 72,3% do total e acima de 45” ficaram com 27,7%. Só as TVs de 32 polegadas ficaram com 41,8% do total. As Smart TVs ficaram com produção de 9,741 milhões de unidades ou 85,0% de participação. Em 2017 esses números ficaram em 8,452 milhões e 74,3%, respectivamente. Em janeiro de 2019, de acordo com a Eletros, foram produzidas 626 mil unidades de TVs e a expectativa do presidente da entidade, José Jorge do Nascimento, é fechar o ano com cerca de 12 milhões de unidades. “O setor por nós representado, como um todo, deve ter crescimento entre 5% e 10%”.

As principais fabricantes mundiais de televisores estão instaladas no Brasil, especificamente no Polo Industrial de Manaus, com investimentos maciços e constantes em processos fabris com alta tecnologia, produzindo produtos inovadores e acompanhando os lançamentos globais de novos modelos. Todas as empresas que fabricam televisores no Brasil são associadas Eletros.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital