book_icon

UPX alerta para os riscos no acesso às redes de Wi-Fi público

Em caso de extrema necessidade, quando o usuário não conseguir conectar-se pelo 4G, é essencial utilizar uma conexão VPN -  Virtual Private Network
UPX alerta para os riscos no acesso às redes de Wi-Fi público

A UPX, empresa brasileira especialista em performance e segurança digital, alerta para os riscos que o acesso às redes públicas de Wi-Fi podem trazer. As redes de conexão à internet com acesso liberado estão cada dia mais comuns nos estabelecimentos comerciais, restaurantes, hotéis, bares, aeroportos e outros locais públicos. Embora seja uma facilidade, a prática não é segura.

De acordo com o relatório mundial Norton Wi-Fi Risk Report de 2017, cerca de 87% dos consumidores compartilham informações pessoais em redes de internet sem fio abertas, ou seja, descriptografadas, sem protocolos de segurança – WEP, WPA e WPA-2, por exemplo –  e proteção de firewall. Com a ausência destes fatores, as redes de Wi-Fi público podem ser facilmente interceptadas.

O ideal é não utilizar redes públicas para realizar compras, fazer transações, acessar internet banking e outros sites que solicitam dados importantes e confidenciais 

Além disso, os cibercriminosos também estão criando redes falsas. Eles atraem as pessoas utilizando um nome de rede parecido com o nome de um estabelecimento das proximidades, disponibilizam o acesso sem senha e se aproveitam do descuido dos usuários para roubar os dados compartilhados durante o acesso.

“As informações trafegadas nesse tipo de ambiente estão sujeitas a interceptação e possíveis fraudes. O ideal é não utilizar redes públicas para realizar compras, fazer transações, acessar internet banking e outros sites que solicitam dados importantes e confidenciais. Em caso de extrema necessidade, quando o usuário não conseguir conectar-se pelo 4G, é essencial utilizar uma conexão VPN –  Virtual Private Network. E lembrar-se de não utilizar redes públicas para compartilhar informações pessoais”, alerta Bruno Prado, CEO e Presidente da UPX.

A UPX é uma empresa de tecnologia especialista em performance e segurança digital, com soluções de segurança da informação, segurança de infraestrutura de redes e distribuição de conteúdo- CDN. Fundada em 2002, é pioneira em streaming e mitigação de ataques de Negação de Serviço – DDoS-  em nuvem no Brasil e conta com uma rede global em constante expansão. Possui estrutura de SOC – Security Operations Center, NOC – Network Operations Center, Scrubbing Centers – Centros de Mitigação  e conta com o desenvolvimento de tecnologias próprias para identificação, tratamento e prevenção de incidentes de segurança digital. Com pioneirismo e inovação no mercado, a UPX Technologies está presente em Campinas – SP, Brasília – DF e Miami – EUA  e já atendeu mais de mil clientes nacionais e internacionais.

Serviço:

www.upx.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.