book_icon

Huawei apresenta a sexta geração de Wi-Fi para acelerar a Transformação Digital

Com maior velocidade e baixa latência, o Wi-Fi 6 será um facilitador de aplicações de vídeos em UltraHD e 4K, além de impulsionar a evolução das implantações da Internet das Coisas
Huawei apresenta a sexta geração de Wi-Fi para acelerar a Transformação Digital

Com o propósito de impulsionar o mundo corporativo na era da Transformação Digital, a Huawei traz a sexta geração de sua plataforma de Wi-Fi, o AP no padrão IEEE 802.11ax. Também conhecido na indústria como Wi-Fi 6, trata-se de uma tecnologia de Rede Local Sem Fios – Wlan –  mais veloz e que se destaca das versões mais antigas do Wi-Fi devido à sua melhor experiência e maior capacidade. Ele permite que a taxa de acesso total de um único ponto de acesso sem fio – AP – exceda 10 Gbps pela primeira vez, bem como melhora o número de usuários simultâneos em quatro vezes.

Além de oferecer maior velocidade, o Wi-Fi 6 reduz a latência de rede de 30ms para 10ms, atendendo os requisitos de baixa latência das redes. A utilização da tecnologia de antena inteligente de terceira geração da empresa e a interface aérea SmartRadio permitem que o raio de cobertura dos sinais do Wi-Fi 6 seja aumentado em 40%.

Ele permite que a taxa de acesso total de um único ponto de acesso sem fio – AP – exceda 10 Gbps pela primeira vez, bem como melhora o número de usuários simultâneos em quatro vezes 

“O Wi-Fi 6 é essencial para transformar a maneira como oferecemos suporte a aplicativos nas redes Wi-Fi atuais. Sua implantação permite uma experiência de usuário nova e aprimorada em cenários de implantação densos em comparação com as gerações anteriores de Wi-Fi”, explica Nicolas Driesen, Diretor de Tecnologia da Huawei Brasil.

A Huawei está colocando o 802.11ax – Wi-Fi 6 – gradualmente em uso comercial em vários setores este ano. A empresa acredita que ele será amplamente utilizado em ensino digital, telemedicina, cidades sem fio, conferências de telepresença ultra-HD e outras implementações inovadoras. Além disso, o Wi-Fi 6 será um facilitador de aplicações de vídeos em UltraHD e 4K e vai impulsionar as implantações da Internet das Coisas – IoT- para o próximo nível. Ele também combinará Realidade Aumentada e Virtual – AR/VR, computação em nuvem, inteligência artificial e muitas outras tecnologias emergentes, e com esses méritos, é ideal para viabilizar novos serviços e implantações inovadoras nos setores de educação, saúde, governo e empresas, por exemplo.

Wi-Fi: um pouco da história
O Wi-Fi tornou-se uma tecnologia onipresente no mundo. Fornece conexões para bilhões de dispositivos e é a primeira escolha para que mais e mais usuários acessem a Internet. Seu início foi em 1997, quando o IEEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos-  formulou o primeiro padrão de rede local sem fio – Wlan 802.11, com a velocidade de transmissão de dados de apenas 2 Mbps. Independentemente da velocidade baixa, esse padrão mudou o modo de acesso de usuários e pessoas livres da escravidão de cabos.

Em 1999, o IEEE lançou o Padrão 802.11b na faixa de freqüência de 2,4 GHz, alcançando taxas de transmissão de 11 Mbps, o que é cinco vezes o padrão original. No mesmo ano lançou o 802.11 na frequência de 5 GHz e transmissão média de 20 Mbps na rede real. Em 2003, foi lançado o 802.11g com a tecnologia de multiplexação por divisão de frequência ortogonal  – Ofd-  atingindo 54 Mbps. Em 2009, o padrão 802.11n introduz novos conceitos, como criptografia de segurança e funções avançadas baseadas em Mimo – como beamforming e multiplexação espacial, atingindo a velocidade de transmissão de 600 Mbps.

O rápido desenvolvimento de serviços móveis e o acesso de alta densidade impôs requisitos mais avançados ao Wi-Fi. Em 2013, o padrão 802.11ac foi lançado. Este padrão suporta largura de banda mais ampla – até 160 MHz, tecnologia de modulação de ordem superior – 256-QAM  e velocidade de transmissão atingindo 1,73 Gbpss.

As novas gerações de aplicações, como videoconferência, VR interativo sem fio e ensino móvel estão se desenvolvendo e se espalhando. Além disso, o desenvolvimento da Internet das Coisas – IoT-  traz mais terminais móveis para a rede sem fio. Até a rede Wi-Fi doméstica, que tem poucos terminais de acesso, ficou lotada com o acesso de diversos dispositivos domésticos inteligentes. Portanto, a rede Wi-Fi precisa melhorar continuamente a velocidade de transmissão e permitir múltiplas conexões. É necessário considerar o aumento da capacidade de acesso para adaptar-se ao número crescente de terminais e aos requisitos de experiência do usuário de diferentes aplicativos.

A Huawei e a Universidade de Fudan
No fim de 2018, a Universidade de Fudan, na China, uniu seus esforços com a Huawei para acelerar as inovações do Smart Campus. Os resultados do teste revelaram que a Solução Wi-Fi Huawei X-Gen compatível com o novo padrão Wi-Fi 6 superou as soluções 802.11ac Wave2 convencionais com um aumento de três vezes nas velocidades máximas de transmissão e um salto de quatro vezes no número de usuários simultâneos com suporte. Este teste é um resultado da longa experiência técnica da Huawei no setor de Wlan, que acelerará a implantação de campus inteligentes sem fio e impulsionará novos serviços de Wi-Fi 6 no mercado.

“Estamos muito otimistas com o sucesso deste teste conjunto com a Universidade de Fudan. Isso ajudará a construir uma rede sem fio de ensino digital preparada para o futuro. Acreditamos que a nova rede sem fio capacitará a Fudan a se desenvolver rapidamente em áreas como pesquisa, ensino e construção de campus digital, além de acelerar novas pesquisas e inovações tecnológicas”, finaliza Zhao Zhipeng, Gerente Geral de Domínios da Rede do Campus da Huawei.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.